No dia 27 de Fevereiro, pelas 15 horas, o Sr. Padre Almiro fez a catequese, na Comunidade de São Paio, dirigida a todos os grupos da Catequese.
A Irmã Maria José começou por dar as boas-vindas a todos os presentes, catequisandos, pais e catequistas.
De seguida, a catequista Fátima orientou o cântico “O Senhor é meu pastor, sei que nada temerei. Ele guia o meu andar, sem medo avançarei.”
No início da catequese, o Sr. Padre Almiro saudou todos os meninos e meninas presentes e após perguntar se tinham tido uma semana feliz, disse que ser feliz é a maior vocação de todos nós. Fez votos de que não só a semana tenha sido feliz, mas que toda a vida também o seja.
Como estava muito frio, propôs um exercício, com uma canção:
“Eu mexo um dedo di gui di di gui di
Eu mexo o outro di gui di di gui di
Eu mexo os dois di gui di di gui di
Eu mexo os dois di gui di di gui di.
Eu mexo um pé…
Eu mexo um ombro…
Eu mexo um olho…
Eu mexo uma orelha…
Eu mexo um braço…
Eu mexo tudo…
Depois deste momento de descontracção, o Sr. Padre Almiro perguntou “O que é ser Padre?” não é um político, não convêm que seja rico, poderoso ou importante. É um seguidor de Jesus, imita Jesus.
Seguidamente, foi projectado o power-point “A Árvore que sabia dar-se”, que o Sr. Padre Almiro foi comentando. Comparou a árvore a Jesus Cristo que se deu todo a nós e que nos ama desde pequeninos. Há muitas pessoas que imitam Jesus e querem ser como Ele. Foram projectadas imagens de pessoas que se souberam e se sabem dar a todos, imitando Jesus:
- Madre Teresa de Calcutá
- Irmãs Oblatas do Coração de Jesus
- Papa João Paulo II (e também o actual Papa); que como seguidor de Cristo, visitou muitos países e escreveu muitas encíclicas
- Pais e Professores
- O Padre.
E sobre o ser Padre disse que um Padre também se dá; deve ser alegre, feliz, encantador e, como homem de Deus, entregar-se sempre. É um imitador de Cristo, para além de celebrar missas. Deve ser muito humano e construir a vida das pessoas e da comunidade em que está integrado. Deve ser um homem da caridade.
Foram projectadas algumas imagens, nas quais o Sr. Padre Almiro se mostrou como Homem e Padre que é:
- Cuidou dos velhinhos e das crianças
- Baptizou mais de 800 adultos na Guiné
- Foi enfermeiro
- Cuidou dos leprosos e das crianças abandonadas
- Arranjou jipes
- Foi barbeiro
- Foi à tropa
- Constituiu uma equipa de futsal, com padres, que foi campeã nacional e ganhou taças internacionais
- Foi 15 vezes a Fátima em bicicleta
- Tem um grande amor pelos carros
- É uma pessoa alegre e feliz, com muitos amigos, em muitas partes do mundo.
O filme “Amanhã na Guiné”, que pode ser visto no site da paróquia, na Escola da Fé, foi projectado, para que os meninos e meninas presentes se apercebessem das desgraças que muitas crianças vivem no mundo, enquanto os meninos portugueses se queixam de coisas supérfluas.
Despediu-se, esperando que os presentes o tivessem ficado a conhecer um pouco melhor e desejando as maiores felicidades a todos.
Esta catequese terminou com a Oração do 3.º Domingo da Quaresma.