Orações do dia

Orações do Dia

3 de Maio de 2024  

De Manhã  

Deus amou-nos tanto! “…todo aquele que acredita no Filho do homem, terá a vida eterna. Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito” (Jo 3, 16). Este é, em síntese, o significado do mistério da redenção do mundo. Há que aprofundar plenamente no valor do grande dom que o Pai nos fez, em Jesus. Que significa, para mim, sentir-me salvo? Escuto com atenção o meu coração. Ele dá-me liberdade e segurança; se me refugio n’Ele, sinto a sua proteção. Ele torna-se no meu “rochedo e baluarte”, o meu castelo. Termino a minha oração pedindo pela formação de religiosos, religiosas e seminaristas. Oração de oferecimento. Equipa México

Amém!  

(©Click To Pray)  

VERBUM DE DEI 

 Verbum Dei 2024 05 03

São Filipe e São Tiago, Apóstolos

«Há tanto tempo estou convosco…»

ORAÇÃO INICIAL

Senhor, que todos os anos nos alegras com a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, concede-nos, por sua intercessão, que sejamos associados à Tua Paixão e Ressurreição, para chegarmos, um dia, à contemplação da Tua glória.

PALAVRA DE DEUS

Rezamos hoje com um texto de João, alguém que fala dos amigos, porque conheceu de perto Jesus, Filipe e Tiago – João 14, 6-14. Disse Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o Meu Pai. Mas agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas Minhas obras. Em verdade, vos digo: quem acredita em Mim, fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei».

PISTAS DE ORAÇÃO

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida». Quantas vezes já me disseste isto, Senhor?… Quantas vezes me mostraste, nos acontecimentos da vida ou nos momentos de intimidade Contigo, que só em Ti me descubro conhecida e amada, só em Ti encontro o caminho que desejo percorrer, a verdade em que acredito e a vida de que sonho desfrutar e partilhar com muitos? Porque Te peço, ainda, como Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai…» Imagino que me olhas entristecido, talvez desiludido, como Te terás sentido face a Filipe… Voltas a repetir-me (não Te cansas…) «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?» E pedes, insistentemente, fazendo-me olhar o que me rodeia, o que trago, fundo, no coração, e a nossa história comum: «Acredita ao menos pelas Minhas obras». Concede-nos o dom de uma fé enorme, Senhor, que nos faça acreditar sempre, desassombradamente, no que nos dizes: «quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores».

ORAÇÃO FINAL

Mãe, não sei se ouviste este diálogo, se João To terá contado, depois. Mas sei que Tu foste feliz porque acreditaste em tudo o que Deus diz, tudo isso em que já tinhas acreditado, desde antes de Jesus nascer em Ti. Dá-nos a Tua fé, Maria! E dá-nos a paz que Te pedimos.

(©Click To Pray)

À Tarde

Amar até ao fim. Estou aqui contigo, ó Pai, nesta pausa meu dia. Quero que continues a ser o meu rochedo e o meu baluarte, a minha redenção e a minha liberdade, a minha segurança e o meu refúgio. Quero continuar a sentir a tua proteção e a tua companhia. Medito estas palavras do Papa Francisco, para, em todos os momentos, evitar vangloriar-me: “A glória, para Deus, não corresponde ao êxito humano, à fama ou à popularidade: não tem nada de autorreferencial, não é uma manifestação grandiosa de poder, a que se seguem os aplausos do público. Para Deus, a glória é amar até dar a vida. O significado de ‘glorificar-se’ é ‘entregar-se’, ‘aproximar-se’, ‘amar’.” Rezo a oração do mês pelos religiosos, religiosas e seminaristas em formação. Equipa México

À Noite  

O teu amor protege-me. Recolho o dia. O teu amor leva-me a cuidar, ter compaixão e ser ternura; nasce nas fibras mais profundas do teu ser, invade toda a minha pessoa, faz-me “estremecer de compaixão”. Qualquer coisa que eu tenha feito, por mais terrível que seja, transforma-se; a tua primeira reação é sempre a de abrir os braços e acolher-me. Tu dizes-me: “o meu coração comove-se, o meu interior estremece de compaixão pela Vida, dom infinito do Amor do Pai”. Agradeço o teu amor, neste dia, e proponho-me a ser dócil e acolher-te nos encontros com os meus irmãos e irmãs. Termino a minha oração, rezando um Pai-Nosso. Equipa México

(©Click To Pray)

Liturgia  

Antífona de entrada

Estes são os homens santos, que o Senhor escolheu com verdadeiro amor. O Senhor deu-lhes a glória eterna. Aleluia. Diz-se o Glória.

Oração coleta

Senhor nosso Deus, que todos os anos nos alegrais com a festa dos santos apóstolos Filipe e Tiago, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos associados à paixão e ressurreição do vosso Filho, para chegarmos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I 1 Cor 15, 1-8

«O Senhor apareceu a Tiago e depois a todos os Apóstolos» Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Recordo-vos, irmãos, o Evangelho que vos anunciei e que recebestes, no qual permaneceis e pelo qual sereis salvos, se o conservais como eu vo-lo anunciei; aliás teríeis abraçado a fé em vão. Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu mesmo recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maior parte ainda vive, enquanto alguns já faleceram. Posteriormente apareceu a Tiago e depois a todos os Apóstolos. Em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18A (19A), 2-3.4-5 (R. 5a)

Refrão: A sua mensagem ressoou por toda a terra. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. O dia transmite ao outro esta mensagem e a noite a dá a conhecer à outra noite. Não são palavras nem linguagem cujo sentido se não perceba. o seu eco ressoou por toda a terra e a sua notícia até aos confins do mundo.

ALELUIA Jo 14, 6b.9c

Refrão: Aleluia. Repete-se.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor. Filipe, quem Me vê, vê o Pai. Refrão

EVANGELHO Jo 14, 6-14

«Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?» Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei». Palavra da salvação.

Oração sobre as oblatas

Recebei, Senhor, os dons que Vos apresentamos, na festa dos santos apóstolos Filipe e Tiago, e dai-nos a graça de praticarmos sempre a religião pura e sem mancha. Por Cristo nosso Senhor. Prefácio I ou II dos Apóstolos.

Antífona da comunhão Cf. Jo 14, 8-9

Senhor, mostrai-nos o Pai e isso nos basta. Filipe, quem Me vê, vê o Pai. Aleluia. Oração depois da comunhão

Por esta comunhão nos santos mistérios, purificai, Senhor, os nossos corações, para que, juntamente com os santos apóstolos Filipe e Tiago, contemplando-Vos em Cristo vosso Filho, mereçamos alcançar a vida eterna. Por Cristo nosso Senhor.

(©Liturgia)

HOMILIA  

Homilia 2024 05 03

(©Pe Paulo Ricardo) 

SANTO

São Filipe e São Tiago, discípulos e apóstolos escolhidos pessoalmente por Jesus

No dia 3 de maio, a Igreja celebra a memória dos apóstolos São Filipe e São Tiago, fiéis companheiros de Nosso Senhor, escolhidos por Ele para difundir o Evangelho pelo mundo. Pouco se sabe sobre a vida destes dois apóstolos, para além do que aparece nos Evangelhos, nos Actos dos Apóstolos e em algumas cartas do Novo Testamento.

São Tiago

Os Evangelhos mencionam dois apóstolos chamados Tiago: um, comummente chamado “Tiago Maior”, era irmão de S. João e filho de Zebedeu; o outro, identificado como “filho de Alfeu”, natural de Nazaré e, portanto, conterrâneo de Jesus, é uma figura cuja identidade é duvidosa. Isto porque também é frequentemente identificado como “Tiago Menor”, filho de Maria de Cléofas e primo de Jesus. Este Tiago Menor teve um papel fundamental na Igreja de Jerusalém – foi o seu primeiro bispo – sobretudo quando afirmou (cf. Act 15, 13) que os pagãos podiam ser acolhidos na Igreja sem terem de se submeter à circuncisão. Além disso, São Paulo afirma que Jesus lhe apareceu de forma específica (cf. 1 Cor 15, 7) e o nomeou uma das colunas da Igreja (cf. Gl 2, 9). A este mesmo Tiago Menor é atribuída a carta que leva o seu nome e que contém a conhecida afirmação de que “a fé sem obras é morta”. O famoso historiador judeu Flávio Josefo relata as primeiras informações sobre a morte de São Tiago. Conta que o sumo sacerdote Ananus, filho de Anás, aproveitou o intervalo entre a deposição de um procurador romano e a chegada do seu sucessor para condenar Tiago à morte por lapidação, no ano 62.

São Filipe

Filipe era natural de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André. Apesar da sua origem hebraica, o seu nome é grego, o que indica uma abertura cultural que o Papa Bento XVI sublinha que não deve ser subestimada. Os momentos em que Filipe é mencionado nos Evangelhos são ocasionais, mas significativos: São João diz que ele foi chamado por Jesus e, tendo encontrado Natanael, diz-lhe (Jo 1, 45-46): “Encontrámos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e nos Profetas: Jesus, filho de José, nascido em Nazaré”. “Pode vir alguma coisa de bom de Nazaré?” – pergunta Natanael. “Vem e vê”, responde Filipe, demonstrando, como salienta o Papa Bento XVI numa catequese específica sobre este apóstolo, as características da verdadeira testemunha, que “não se contenta em propor o anúncio como uma teoria, mas interpela diretamente o interlocutor, sugerindo-lhe que faça ele próprio uma experiência pessoal do que foi anunciado”. Filipe aparece de novo na multiplicação dos pães, quando Jesus lhe pergunta onde comprar pão para alimentar a multidão. Filipe responde com sensatez, tendo em conta o número de pessoas presentes, dizendo que duzentos denários – ou seja, duzentas vezes o salário diário de um operário – não seriam suficientes para que todos comessem um bocado. O facto de Jesus se dirigir a Filipe mostra que este era uma figura proeminente entre os discípulos, o que é reforçado pelo facto de aparecer sempre em quinto lugar nas listas dos apóstolos. Antes da Paixão de Cristo, Filipe foi procurado por alguns gregos que lhe pediram para ver Jesus (Jo 12,20-22). É possível que o próprio Filipe falasse grego, razão pela qual os estrangeiros o procuraram. Finalmente, Filipe parece receber uma espécie de repreensão do Senhor quando, na Última Ceia, Jesus tinha dito que conhecê-lo significava conhecer também o Pai (Jo 14,7-11). Filipe responde-lhe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso basta!”. Ao que Jesus responde: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai. Como podes pedir-me que te mostre o Pai? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” Depois da morte de Jesus e da receção do Espírito Santo, Filipe acreditava certamente que quem via Jesus via o Pai, de tal modo que se tornou um grande evangelista, anunciando Cristo na Grécia e na Frígia, onde acabou por morrer por crucificação ou apedrejamento.

O que aprendemos com os dois apóstolos

São Filipe e São Tiago foram privilegiados porque viveram de perto com Jesus, foram catequizados e formados pelo Senhor. Não podemos esquecer, no entanto, que muitos dos discípulos de Jesus não suportaram os seus ensinamentos e abandonaram-no, como nos conta São João. A santidade destes dois apóstolos não vem do facto de terem sido chamados por Jesus e de terem vivido com ele, mas da forma como responderam ao chamamento, entregando a sua vida por amor ao Senhor, gastando a sua vida para anunciar Jesus e, finalmente, perdendo a sua vida para o ganhar, como ensinou o seu Divino Mestre.

A minha oração

São Filipe e São Tiago, vós vivestes tão perto de Jesus. São Tiago, talvez tenhais brincado com Nosso Senhor quando éreis crianças, talvez tenhais ido juntos à sinagoga para aprender a Lei de Deus. Fostes formado pelo Mestre, ouvistes tantos ensinamentos dele, partilhastes o pão, partilhastes também as perseguições e as preocupações! Peço-vos que me ensinem a mim, que só vi Cristo sob o véu dos sacramentos, a perseverar no seguimento do Evangelho. Peço-vos que me ajudeis a ter a coragem de partir para a evangelização, sem medo do perigo, do opróbrio ou da humilhação. Peço-te que rezes para que eu esteja sempre atento a ajudar aqueles que querem conhecer Jesus, tal como tu estiveste, São Filipe. Peço a tua intercessão para que eu seja firme na defesa da verdade, como tu sempre foste, São Tiago. Peço-te que me ajudes a nunca ter uma fé de fachada, mas uma fé sustentada pelas obras, a fé de quem realmente conheceu Cristo e se converteu. Por fim, junto-me à Igreja para rezar hoje: “Ó mártires ilustres, faróis de tanta luz, na fé e na esperança já vemos Jesus. E um dia, em plena glória, então sem nenhum véu, vejamos face a face o Deus trino e uno!”

São Filipe e São Tiago, apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo, rogai por nós!

REZAR O TERÇO  

Mistérios Dolorosos

REZAR COM O PAPA  

Intenção para Maio de 2024  

Pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas

Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.

Vídeo do Papa Maio de 2024

Oração mensal  

Espírito Santo, que conduzes a Igreja para que, na sua missão, testemunhe e anuncie sempre, com renovado entusiasmo, a alegria que brota do encontro com Jesus: pedimos-te hoje pelas religiosas, os religiosos e os seminaristas. A resposta à sua vocação requer, ao longo de toda a vida, um processo de formação para a maturidade cristã que abarca todas as dimensões da pessoa. Que o aspeto humano da sua formação lhes proporcione autoconhecimento, autoaceitação e autodomínio, para alcançarem uma maturidade psicoafetiva, que lhes permita serem autêntico dom de si mesmos aos outros. Que a sua formação pastoral os abra a uma disposição de serviço e de colaboração com os outros, cultivando, a exemplo de Jesus, um amor e proximidade especial com os pobres e marginalizados. Que a sua formação espiritual, mediante a oração e o acompanhamento, os abra a Deus para assim o conhecerem mais intimamente, o amarem mais profundamente e o seguirem mais de perto, desenvolvendo uma amizade profunda e pessoal com Jesus, e discernindo a vontade de Deus na sua vida. E que na sua vida em comunidade – escola de santidade – cresçam na relação com os outros, em escuta profunda dos problemas, feridas e necessidades dos homens e mulheres de hoje.

Amém. 

Oração de oferecimento  

Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus, que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração. Com Maria, ofereço-Te o meu dia pela missão da Igreja e pelas intenções de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.

Amém. 

Atitudes  

FORMAÇÃO INTEGRAL

“Nos seminaristas, como em cada um de nós, interagem e coexistem dois aspetos que se devem integrar reciprocamente: os dons da graça e os traços da natureza ferida. O serviço que os formadores hão de desempenhar é precisamente unir ambas as realidades num caminho de fé e amadurecimento integral”. Integras a tua história de vida com a graça de Deus? Deixa que a tua humanidade seja assumida por Cristo e o teu serviço aos outros será encarnado e pleno.

ABERTURA À DIMENSÃO HUMANA E AFETIVA

“A dimensão humana da formação sacerdotal … implica, principalmente, uma maturação integral da pessoa potenciada pela graça de Deus que, embora supondo os condicionamentos biológicos, psicológicos e sociais de cada um, é capaz de os transformar e de os elevar”. (Papa Francisco) Não temas os teus condicionamentos humanos, entrega-te como és e deixa-te modelar por Deus. Permite que Deus use da tua humanidade e da tua história para a missão.

DAR ESPAÇO A UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO COM CRISTO

“O desenvolvimento e a consolidação da capacidade de escuta e da arte do diálogo … estão ancorados numa vida de oração, onde o sacerdote, diariamente, entra em diálogo com o Senhor”. (Papa Francisco) Deixa-te impregnar de Cristo na oração, para poderes escutar o irmão e ter empatia com as suas necessidades.

PROMOVER A VIDA COM OUTROS EM COMUNIDADE

“A formação sacerdotal tem um caráter eminentemente comunitário a partir da sua própria origem. A vocação … é um dom de Deus à Igreja e ao mundo”. (Papa Francisco) Que a tua amizade com Jesus te aproxime do irmão, para o escutares profundamente e cuidares das suas feridas.

TRABALHAR COM OUTROS PELO REINO DE DEUS

“As motivações vocacionais autênticas, isto é, o seguimento do Senhor e a instauração do Reino de Deus, estão na base de um processo que é, ao mesmo tempo, humano e espiritual”. (Papa Francisco) O que motiva os teus encontros com os outros? Busca em primeiro lugar o Reino de Deus e o resto virá em abundância.