Reunião Paroquial – mês dezembro

No dia 3 dezembro realizou-se mais uma Reunião da Família Paroquial, dividida em três momentos:

• Rezamos

De seguida, deu-se um  momento de uma explicação encenada do que é o Advento, realizada pela Alexandra e Ricardo.

Advento

• Trabalhamos

O Sr. Padre Almiro fez considerações do ano que está a terminar e do próximo que está a chegar.

Manifestou o contentamento da caminhada deste ano 2019, no que toca ao Encontro da Família Paroquial, nesta trilogia: rezamos, trabalhamos e convivemos.

Este ano 2019, que está a terminar, foi um pouco atribulado pelas responsabilidades acrescidas que o Padre Almiro teve de assumir, desde a Vigararia com 13 paróquias, o projeto CLDS, com 7 freguesias de V. N. Gaia, o projeto Monte da Virgem, como o Conselho Presbiteral entre outras responsabilidades.

O Padre Almiro entende que este ano 2019 foi o ano que Deus pediu a si, enquanto Padre maiores responsabilidades, o ano 2020 vai ser talvez o ano que Deus vai pedir aos Paroquianos, uma maior responsabilidade porque será um ano de maiores desafios, maior empenhamento.

O Mercado de Natal fez perceber que a Paróquia tem futuro, uma iniciativa singela, que foi abraçada pelos catequistas e o empenho dos pais das crianças da catequese.

Pelas desafios assumidos pelo Padre Almiro, a Paróquia abraçara os desafios que se lhe vão colocar, num futuro que se avizinha.

Depois também manifestar o meu contentamento na caminhada deste ano 2019, que está a chegar ao fim, no que toca a este encontro da Família Paroquial, nesta trilogia rezamos, trabalhamos e convivemos. Isto graças a vós, à vossa presença, e ao vosso empenhamento, dou graças a Deus por isso.

Neste silencio que estávamos à bocadinho a fazer, passou um bocado pela minha mente o filme deste ano, e conclui que este ano 2019 foi para mim, um ano diferente, e talvez um pouco atribulado no sentido das responsabilidades que tive de assumir, como a Vigararia de 13 paróquias, como o projeto CLDS, 7 freguesias de v.n.gaia, como o projeto de Monte da Virgem, que o Sr Bispo quer levar por diante, como o Conselho presbiteral e outras coisas.

Também alguns desgostos como a intempérie, que nos estragou a obra do centro de dia dos idosos que deveria estar acabada, inaugurada, e tiveram de recuar.

Entendi que este ano foi um ano em que Deus me pediu a mim, enquanto padre maior responsabilidades, o ano 2020 vai ser talvez o ano em que Deus vai pedir a vós, a nossa Paróquia, maior responsabilidades porque será um ano de maiores desafios.

Também foi o ano que Deus me pediu o compromisso com a Afurada, com uma avalanche de obras, que tenho já a abraçar, como seja o restauro da igreja antiga, que está num estado calamitoso e a construção da nova igreja está já num processo preparatório de avançar com as obras.

Será o ano para vós em que Deus pedirá a vós maiores responsabilidades, e um maior empenhamento.

Claro que esta ano também trouxe muitas alegrias, um jipe que foi para a Guiné, uma ambulância que já lá está, no hospital de Boor, chegou agora outro jipe que vai para a Guiné, mais uma ambulância dada pelos bombeiros do Marco de Canavezes.

Alegria do livro, que vai ser apresentado no dia 13 no auditório de Mafamude.

Entregamos o ano a Deus na esperança que na Paróquia corram muito bem.

Mercado de Natal foi uma iniciativa singela, abraçada pelos catequistas e os pais se empenharam, fez perceber que a paróquia tem futuro.

Em seguida passou a 2ª parte do filme, DOCUMENTÁRIO: “A IMAGEM DE MARIA NA ARTE”.

A representação de Nossa Senhora na Arte, fala de várias expressões artísticas, nomeadamente na Europa, por artistas muito conhecidos, como Miguel Ângelo, Caravaggio, como pintores de Siena. Esta 2ª parte fala da representação de Nossa Senhora na América Latina, Nossa Senhora do Guadalupe.

Mostra a maneira de representar Nossa Senhora, tem a ver com a cultura, e expressão dos diversos povos, nas diferentes épocas, mas ao mesmo tempo traz consigo, a representação, o sublinhar do aspeto da doutrina da nossa fé, aquilo que Nossa Senhora é, o Mistério de Cristo na Igreja.

• Convívio

No final houve um chá a distribuir e em convívio entre Família alargada que somos.

Ainda houve grupos que continuaram a reunir para trabalhar e ultimar trabalho para o próximo mês.

Estas reuniões mensais, na primeira 3ª feiras, estão abertas a toda a Paróquia e Paroquianos.

A participação de todos é importante, para a vida e dinâmica da Paróquia.