Como devo agir como Cristão neste momento

Num momento em que todos vivemos uma ameaça global do desconhecido, uma pandemia, como cristãos devemos estar empenhados na defesa dos valores da vida, com preciosa contribuição no combate, adotando as seguintes medidas de contenção e transmitindo aos outros estas mesmas medidas:

        • Serenidade diante do desconhecido, com confiança para reconhecermos os perigos.
        • Estar bem informado sobre o que está a acontecer, evitar falsas noticias e procurar sempre a informação dos especialistas e organizações de saúde. Como cristãos devemos estar empenhados na verdade e não falsas noticias, como sempre.
        • Atitudes responsáveis e condizentes com a gravidade da ameaça, evitando riscos desnecessários.
        • As nossas crianças e jovens vão ficar sem aulas e catequese, e demais atividades sociais e desportivas. É hora de os informar bem a gravidade da situação, alertando-os e ensinando-os a promover ações que visam evitar a propagação do vírus, como seja desincentivar e limitar neste momento o encontros e aglomerações de grupos de amigos, fazer bem o uso das redes sociais que têm ao seu dispor para este momento.
        • Hora de manter estas crianças e jovens ocupadas nas questões do Ser Cristão, como seja na oração, leitura da Bíblia e outras atividades catequéticas.
        • Medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
              • Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
              • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
              • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
              • Evitar tocar na cara com as mãos;
              • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.
        • Manter distância social entre pessoas.
        • Evitar gestos de afetos, como sejam os beijos, os abraços e cumprimentos de mãos.

 Este momento é um tempo para mostrar que a nossa Fé ultrapassa os limites das celebrações e gestos religiosos, para se tornar realmente um critério de orientação dos desafios da vida.

 No site da nossa Paróquia de Canidelo trabalha um grupo constituído por elementos da Paróquia, elementos que abrangem muitos grupos da Paróquia e as Comunidades, e que neste momento estão ao dispor mantendo informações atualizadas e na ajuda que for necessária.

Também estamos para o ajudar e esclarecer alguma dúvida do que à Paróquia diga respeito ou a nível de pedidos de documentos, que possamos fazer sem ter de se deslocar à Paróquia, usando as ferramentas sociais, como seja, o email.

Assim, para qualquer esclarecimento ou pedidos de documentos, queiram por favor entrar em contacto, antes de se dirigir à Secretaria da Paróquia ou Pároco os seguintes endereços eletrónicos, para esclarecer e se necessário agendar a deslocação à Paróquia:

Obrigada!

Estamos todos juntos e unidos em oração individual e familiar, com a proteção de Deus.