A Paróquia de Canidelo, a convite do Santo Padre, Papa Francisco, uniu-se e acompanhou em Oração esta Semana Especial, deixando um resumo alargado dos acontecimentos.
O Santo Padre, Papa Francisco, dedicou esta semana especial, “neste tempo de emergência para a humanidade”, pelo fim da pandemia de coronavírus:
-
-
- Dia 22 março (domingo) – após o Angelus deste domingo, emissão de comunicado convidando “os católicos de todo o mundo a unirem-se espiritualmente em oração com ele”.
- Dia 24 março (terça-feira) – vídeo especial;
- Dia 25 março (quarta – feira) – oração Pai-Nosso implorando misericórdia pela humanidade provada;
- Dia 27 março (sexta – feira) – convite a todos os católicos a unirem-se espiritualmente, através dos meios de comunicação, neste momento de oração pelo fim da pandemia, seguida pela Adoração do Santíssimo e por fim concederá a bênção Urbi et Orbi, com anexa a Indulgência Plenária de acordo com as condições no recente decreto da Penitenciária Apostólica.
-
Dia 22 março (domingo)
Católicos, encontro marcado com o Papa no dia 27 de março!
Pouco depois da conclusão do Angelus neste domingo, a Sala de Imprensa Vaticana emite em comunicado a reiterar algumas particularidades do evento de 27 março, “a oração do Santo Padre – especifica o comunicado -, poderá ser seguida ao vivo através dos meios de comunicação e será concluída com a Bênção Eucarística que será concedida “Urbi et Orbi” através dos meios de comunicação. Quem se unir através dos meios de comunicação será concedida a Indulgência Plenária.
Dia 27 março (sexta-feira)
Papa Francisco: Abraçar o Senhor para abraçar a esperança
Com o cenário inédito da Praça de São Pedro completamente vazia com o Papa Francisco diante da Basílica Vaticana, e perante o corpo de Cristo no Crucifixo que sobreviveu ao incêndio da igreja, que os romanos levaram em procissão contra a peste; aquele Cristo Crucificado que São João Paulo II abraçou durante a liturgia penitencial do Jubileu de 2000, Ele foi o protagonista silencioso no grande espaço vazio, e numa antecipação da Sexta-feira Santa.
O Pontífice envia a mensagem: Abraçar o Senhor para abraçar a esperança, aos fiéis de todo o mundo que, neste momento, se encontram em meio à tempestade causada pela pandemia do coronavírus.
Esta oração dividiu-se em vários momentos:
-
-
- Leitura do Evangelho Segundo São Marcos (Mc 4,35-41), trecho escolhido foi a tempestade acalmada por Jesus;
- Seguida da Homilia do Santo Padre, inspirada no Evangelho – “Damo-nos conta de estar no mesmo barco,… , todos chamados a remar juntos.” “Não Tenhais medo!”;
- Adoração ao Santíssimo Sacramento;
- Concedeu a Bênção Urbi et Orbi, com anexa a Indulgência Plenária, ao som dos sinos no Vaticano.
-
Anexo: Evangelho Segundo São Marcos (Mc 4,35-41)
Anexo: Homilia Integral do Santo Padre Papa Francisco
Dia 25 março (quarta-feira)
Dia da Solenidade da Anunciação do Senhor
O Papa Francisco faz a catequese na Biblioteca Apostólica, fazendo uma pausa nas catequeses anteriores sobre as bem-aventuranças, para recordar neste dia 25 a Solenidade da Anunciação do Senhor e os 25 anos da Encíclica Evangelium Vitae (documento de São João Paulo II que nos ajuda a recordar, estudar e colocar em prática a doutrina católica sobre o respeito à vida).
Após a catequese, ao meio-dia (hora local), os cristãos do mundo se uniram ao Papa Francisco para rezar a oração por excelência – Pai-Nosso, implorando a misericórdia para que termine este tempo de provação.
Anexo: Encíclica Evangelium Vitae
Vídeo da Oração do Pai-Nosso, e as palavras proferidas antes do Papa Francisco
Dia 24 março (terça – feira)
Divulgação do vídeo especial do Papa Francisco que convida a rezar pelo fim da pandemia de coronavírus.
Fazendo referência a “todos os homens e mulheres de boa vontade” e em especial aos doentes e aos que sofrem, pediu que juntos, rezemos à Virgem Maria a oração “À vossa proteção”, implorando a sua proteção.
Vídeo da oração especial do Papa Francisco
Pelo fim da pandemia de coronavírus