3º Domingo da Quaresma – A Educação

A ALIANÇA COM O POVO DE DEUS E O DECÁLOGO

Aliança educativa | Pacto educativo global

Colocar dentro da Arca o pergaminho “A EDUCAÇÃO” e junto à Arca os símbolos OBJECTO ESCOLAR e DIPLOMAS.

Monição:

Na 1.ª leitura do 3.º Domingo da Quaresma, temos o Código da Aliança, que se exprime nas Dez Palavras, cujas regras protegem a fidelidade à mesma Aliança. O Salmo Responsorial recorda-nos que “os preceitos do Senhor valem mais do que o ouro mais fino”. A família, no meio desta cultura relativista, pode deixar-se guiar pelos mandamentos, como verdadeira bússola e tábua de salvação, que ensinam a viver e a crescer na liberdade do amor. Aqui podemos dizer que a lei do amor é “um tesouro que vale mais do que o ouro”. A partir dos dez Mandamentos, do dom da Lei, e dentro da pedagogia divina, poderíamos reflectir esta semana sobre a necessária formação ética dos filhos e a urgente Aliança educativa ou pacto educativo entre famílias, escolas, sociedade, de que tantas vezes nos fala o Papa.

Oração

A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma;
as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração;
os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro e permanece para sempre;
os juízos do Senhor são verdadeiros, todos eles são retos.

São mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino;
são mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

Sugestão:

Recordar, homenagear e agradecer aos nossos educadores (pais, avós, educadores de infância, professores, catequistas, padrinhos, pároco e todos os que têm influência na formação humana e cristã).
Enviar mensagem de agradecimento aos educadores (pais, avós, educadores de infância, professores, catequistas, padrinhos, pároco e todos os que têm influência na formação humana e cristã).
Participar na iniciativa 24 horas para o Senhor que ocorre na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo da Quaresma, de acordo com a proposta paroquial.