É tão importante saber onde é como saber qual o caminho para lá chegar. Depois, e uma vez que não deve ser uma viagem fácil, que forças serão precisas para vencer as dificuldades desse percurso?
Talvez haja no céu espaço para todos, mas será que todos lá querem chegar? Pelo caminho que é preciso fazer? Temo que não. Muitos pensam que lhes basta sonhar para alcançarem o que desejam. Fosse assim e ninguém faria coisa alguma, mais, todos acabariam por ter o que nenhum teria merecido.
Que valor pode ter o que se alcança sem sacrifício? Nenhum.
Posso até não merecer algo, mas pensar nisso não me impede de poder fazer o que está ao meu alcance para o conseguir. Posso e devo lutar por estar à altura das minhas capacidades.
Talvez eu não mereça aquilo por que entrego o meu tempo e as minhas forças, mas assim, ainda que possa parecer aos insensatos um fracasso, a minha vida não terá sido em vão.
O valor de alguém mede-se pela capacidade de continuar a lutar com ânimo depois de fracassar uma e outra vez… aprendendo sempre a ser mais paciente, sem nunca perder a fé em si e na felicidade que busca.
O céu existe mesmo e, por mais longe que te pareça, é bem capaz de bater à tua porta.
É até possível que estejamos cheios de céu em nós e que, sem nos darmos conta disso, sejamos como anjos. Talvez perdidos, de um lado para o outro, a acumular coisas, sem lutar pelo bem dos que estão próximo de nós, quando isso é… o único caminho para sermos quem somos e para chegarmos ao céu.
Fonte: Imissio (José Luís Nunes Martins)