No passado domingo, dia 10 novembro, celebramos a Eucaristia das 11h15, em ação de graças pelo 80º aniversário do Padre José Maria.
“Cristo, Nosso Mestre e Senhor, o Teu sacerdócio é a presença do inefável no meio da criatura, mistério dentro da contingência, continuidade de Deus no tempo, para fecundar a sagrada história, é alento na jornada cotidiana dos seres humanos, força sacral para a vida desgastada na sucessão do tempo. É porta e ponte, caminho e sentido da caminhada, sonho cumprido de salvar a humanidade, alternativa a esta história de palavras esvaziadas e de vidas hipotecadas. No meio de tantas formas de morte e de espaços de Ressurreição ainda não conduzidos, Tu és a erupção serena da Luz, na noite do tempo.
Senhor Jesus, hoje, nós, Cristãos de Canidelo e da Afurada, queremos contemplar, comovidos, a beleza do Teu sacerdócio, que se traduz para nós na pessoa do Senhor Padre José Maria. Uma pessoa assim tão querida e extraordinária só pode merecer a maior gratidão e a mais profunda admiração de todos nós.
Hoje, Senhor Jesus, pela celebração desta Eucaristia, rogamos-Te as maiores graças e bênçãos para o senhor Padre José Maria, para que ele, imitando-Te, ame com um amor que exceda toda a inteligência, todo o conhecimento e toda a vida. Que ele transporte consolação no meio de nós e a derrame nas feridas dos corações mais dilacerados. Que seja tecedor de fios de comunhão fraterna, aqui connosco, para que, na sinceridade e na autenticidade das relações humanas e fraternas, desabroche a beleza da comunhão entre uns e outros e de todos contigo, Senhor. Que ele traduza e revele a beleza e a vantagem do Teu rosto em todos nós, cristãos de Canidelo e da Afurada. Que saiba abrir brechas para a compreensão da fé e oferecer, pela palavra e pelo exemplo, horizontes de sentido e motivos convincentes de esperança.
Que o Senhor Padre José Maria, no meio de nós, console, conforte e seja sempre nosso irmão.
Celebramos os 80 anos do Padre José Maria, pelo dom que ele é para as Comunidade de Canidelo e da Afurada. Demos Graças nesta missa e, no fim da Eucaristia, houve um momento de confraternização, para celebrar o humano bom, depois de termos celebrado este momento divino da missa. Neste momento de confraternização, festejamos a alegria do dom da vida do Padre José Maria e do Martim, jovem acólito, que celebrou 18 anos, cantando os parabéns a ambos. Na partilha de bolo de aniversário e de bebidas, brindamos, ao som da arpa, concertina e violino, música que o senhor Padre José Maria tanto aprecia.
Estiveram presentes todos os coros da Paróquia de Canidelo (São Paio, Schoenstatt, São Pedro, Igreja Matriz), crianças, representando a catequese, jovens, escuteiros, pessoas de todos os grupos, a senhora Presidente da Junta, Drª Maria José Gamboa, manifestando amizade, comunhão e admiração, e Laura Gomes, em representação da Junta da Afurada.
Todas estas pessoas, que tanto admiram e estimam o Pe José Maria, bem como a presença de todos nós, expressam bem o nosso apreço, a nossa estima, a nossa admiração, mas sobretudo a nossa gratidão.”
Padre Almiro Mendes