Padre Almiro: 10 anos como pároco de Canidelo

Já lá vão 10 anos. De facto, foi a 12 de outubro de 2014 que o Padre Almiro Mendes deu entrada na nossa paróquia de Santo André. A data foi justamente assinalada na Eucaristia das 19 horas, numa celebração que assinalava o início do ano catequístico, no Centro Paroquial (Cidade de Deus e dos Homens) e no da Capela de São Paio. Todos os catequistas receberam do pároco o mandato para 2024/25, comprometendo-se no empenho recebido e confiando-o nas mãos de Deus.

Foi também ocasião para apresentar à comunidade os três novos Ministros Extraordinários da comunhão – Arlindo Ferreira, Mirene (Maria Irene) Martins e Miguel Esteves – investidos nesta missão no passado dia 6, na Sé Catedral, assim como o Seminarista de Teologia, Gonçalo, açoriano, que faz os seus estudos no Porto e que ao longo deste ano pastoral estagiará na nossa paróquia.

No Evangelho deste domingo Jesus proclamava solenemente que «todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna». Palavras que bem se ajustam à situação do pároco dedicado que, aceitando inevitáveis desprendimentos e oposições, desenvolve em espírito de serviço a missão confiada por Jesus, ao serviço do Evangelho, com uma multiplicidade de irmãos e irmãs, nesta comunidade alargada que cada paróquia está chamada a ser. Irmãos e irmãs que tais se mantêm mesmo quando o pastor parte para outra missão. A presença, na celebração, de alguns antigos paroquianos de Ramalde, de onde P. Almiro partiu há 10 anos, exprimiu esta continuidade de afeto e apreço, que perdura no tempo, sinal do Reino de Deus em crescimento.

Como noutras circunstâncias festivas, o Coro paroquial de Canidelo contou com alguns reforços de outros coros da paróquia. Sobressaiu a sintonia entre a paróquia e o Centro de São Paio, bem patente na presença integrada dos respetivos acólitos. Após a celebração, teve lugar um bem apreciado momento de convívio e partilha de comes e bebes, com notável presença de jovens e a sã alegria que caracteriza os momentos verdadeiramente festivos. Para celebrar 10 anos que não passaram em vão e hão de prosseguir, com a participação e o empenho de toda a paróquia. Obrigado, Padre Almiro, conte connosco.

Introdução à Eucaristia 12.10.2024

Oração dos Fiéis 12.10.2024