Orações do Dia

2 de Julho de 2024  

De Manhã  

Um porto seguro. Saúdo o novo dia, e entrego-me, com abertura, a viver o que se me oferecer, confiando somente no Senhor: “Senhor, salva-nos, que perecemos!” (Mt 8, 23-27). Por vezes, desanimo, demasiadas coisas me parecem precárias, temo perder o sentido da vida quotidiana e, assim, penso no medo dos apóstolos durante a tempestade. É o mesmo medo de quem sofre, de quem está mal, de quem busca em ti uma âncora de salvação. Imagino a tua voz que pergunta: “Onde está a vossa fé?” Uma grande paz enche a minha alma, porque tu estás sempre connosco, e é por isso que posso pôr a minha vida nas tuas mãos, neste dia, por meio da oração de oferecimento. (Equipa MEJ Itália)

Amém!  

(©Click To Pray)  

VERBUM DE DEI 

 Verbum Dei 2024 07-02

ORAÇÃO INICIAL

Bom dia, Senhor. O Verão chegou e muitos de nós vão começando as suas férias. Peço-Te que este tempo seja um tempo de verdadeiro descanso e que saibamos descobrir, e proteger, aquilo que verdadeiramente nos descansa. Que seja, também, Senhor, um tempo mais para Ti, mais para cada um de nós, mais para cada um dos nossos “outros”. Ámen!

PALAVRA DE DEUS

Hoje o Senhor fala-nos através de Mateus 8, 23-27: Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-No. Levantou-se, então, no mar, uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco; entretanto, Jesus dormia. Aproximando-se d´Ele, os discípulos despertaram-No, dizendo-Lhe: «Senhor, salva-nos, que perecemos!» Disse-lhes Ele: «Porque temeis, homens de pouca fé?» Então, levantando-Se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma. Os homens, admirados, diziam: «Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem?».

PISTAS DE ORAÇÃO

Seguimos Jesus para o barco. Queremos segui-Lo, mas… Quando chegam as dificuldades, sejam elas quais forem: aquelas que são consequência e parte inevitável das nossas escolhas conscientes, mas também aquelas que, sem sermos tidos nem achados, a vida nos traz… Quando chegam as dificuldades… Que fazemos, Senhor? Como as vivemos? Recordo o povo de Deus no deserto: «No deserto toda a multidão dos filhos de Israel começou a murmurar contra Moisés (…): “trouxeste-nos para o deserto a fim de matar à fome todo este povo” (Êxodo 16, 2-3). E recordo Pedro: «Depois de terem ouvido, muitos dos Seus discípulos disseram: “Duras são estas palavras! Quem pode escutá-las?” (…) A partir de então muitos dos Seus discípulos retiraram-se e já não andavam com Ele. Por isso, Jesus disse aos doze: “Também vós quereis retirar-vos?” Simão Pedro respondeu-Lhe: “Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de Vida Eterna” (João 6, 60-68). E Tu dormes, Senhor. Dormes, se calhar, simplesmente, porque estavas exausto. Como muitos de nós se sentem agora, no final de mais um ano… Mas também porque confias. Não apenas porque confias naquele momento específico. É algo maior, uma forma de vida que eu não consigo alcançar: confias que estás sempre nas mãos de um Deus que tudo sabe e que tanto Te ama, ainda que a tempestade destrua a vossa barca. Dormes porque sabes onde e com quem estás e porque desejas, de fundo e sempre, que «não se faça, contudo, a Minha vontade, mas a Tua» (Lucas 22, 42). No entanto, Jesus, acordado, acalmas o vento e o mar e serenas a tempestade. Acordado, reages ao medo dos discípulos e acedes ao seu desejo. Porquê, Jesus? Porque naquele momento o intuíste do Pai? Porque a Tua Misericórdia por nós chega a ser maior que a Tua Confiança? Não sei… Há tanta coisa que não alcanço, Senhor… E, ainda assim, que eu saiba aceitar, vivendo, dormindo na Tua barca!

ORAÇÃO FINAL

«Não te preocupes com as dificuldades da vida, com os seus altos e baixos, as suas desilusões, Quer o que Deus quer. (…) Vive feliz. Imploro-te. Vive em paz. Que nada te possa perturbar. (…) Portanto, quando te sintas desolado, triste, adora e confia.» (“Adora e Confia”, Teilhard de Chardin)

(©VerbumDei)

À Tarde

Instrumentos da sua presença. Faço uma pausa para calibrar o meu coração e meditar sobre a intenção de oração deste mês. “Cada vez que celebramos o Sacramento da Unção dos doentes, o Senhor Jesus, na pessoa do sacerdote, faz-se próximo de quem sofre e está gravemente doente, ou idoso” (Papa Francisco). Sinto o desejo de ser, na minha pequenez, um meio da presença de Jesus, particularmente na vida dos que sofrem. Rezo a oração mensal pela intenção de oração do Papa. (Equipa MEJ Itália)

À Noite  

Abandonar-se a Ele. Diante do Senhor, olho o dia que passou. Em que momentos reconheci a sua presença? Em que pessoas contemplei o Seu rosto? Que mudou no meu modo de me relacionar com elas? Agradeço tudo o que aconteceu, hoje, consciente de que Ele saberá tirar bem de tudo. Peço perdão pelas minhas faltas, que confio à misericórdia de Deus. Peço, para amanhã, a graça de saber crescer na atenção e no amor para com os irmãos que sofrem. Pai-nosso. (Equipa MEJ Itália)

(©Click To Pray)

Liturgia  

Antífona de entrada Cf. Sl 46, 2

Louvai o Senhor, povos de toda a terra, aclamai a Deus com brados de alegria.

Oração coleta

Senhor nosso Deus, que, pela graça de adoção nos tornastes filhos da luz, não permitais que sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas permaneçamos sempre no esplendor da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Oração sobre as oblatas

Senhor nosso Deus, que assegurais a eficácia dos vossos sacramentos, fazei que este serviço divino seja digno dos mistérios que celebramos. Por Cristo nosso Senhor.

LEITURA I (anos pares) Am 3, 1-8; 4, 11-12

«Quando fala o Senhor Deus, quem recusará profetizar?» Uma série de sete comparações, tiradas de várias circunstâncias da vida, pretendem fazer descobrir que as coisas que acontecem têm a sua razão de ser e que é preciso prestar atenção a essa razão. Assim, se o profeta fala, é preciso prestar atenção à palavra de Deus que está na sua boca. Se tantas vezes o povo não lhe deu atenção, não deixe agora passar esta ocasião. É um apelo solene! É o juízo de Deus! Leitura da Profecia de Amós Escutai esta palavra, que o Senhor pronuncia contra vós, filhos de Israel, contra todo o povo que Ele tirou da terra do Egito: «Só a vós conheci, entre todos os povos da terra. Por isso vos pedirei contas de todos os vossos pecados. Porventura seguem juntos dois homens, sem que antes tenham combinado? Ruge o leão na floresta, sem ter uma presa? O leãozinho faz ouvir no esconderijo a sua voz, sem ter a sua caça? Cai o pássaro por terra num laço, sem haver armadilha? Levanta-se do chão a rede, sem nada ter apanhado? Soa a trombeta na cidade, sem que o povo fique alarmado? Pode haver na cidade uma desgraça, sem que o Senhor a tenha mandado? O Senhor Deus não fez coisa alguma, sem revelar as suas intenções aos profetas, seus servos. Quando ruge o leão, quem não terá medo? Quando fala o Senhor Deus, quem recusará profetizar? Arruinei-vos, como fiz a Sodoma e Gomorra, e vós ficastes como tição arrancado ao incêndio, mas não voltastes para Mim – oráculo do Senhor –. Por isso, é assim que hei de tratar-te, Israel, e, porque vou tratar-te assim, prepara-te, Israel, para enfrentares o teu Deus». Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 5, 5-6.7.8 (R. 9a)

Refrão: Senhor, guiai-me na vossa justiça. Repete-se Vós não sois um Deus que se agrade do mal, o perverso não tem aceitação junto de Vós, nem os ímpios suportam o vosso olhar. Refrão Vós detestais todos os malfeitores e exterminais os que dizem mentiras: o Senhor abomina os sanguinários e fraudulentos. Refrão Mas, confiado na vossa bondade, eu entrarei na vossa casa, com reverência me prostrarei no vosso templo santo. Refrão

ALELUIA Salmo 129 (130), 5

Refrão: Aleluia Repete-se

Eu confio no Senhor, a minha alma espera na sua palavra. Refrão

EVANGELHO Mt 8, 23-27

«Levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança» Os discípulos mostraram-se “homens de pouca fé”, ao pensarem que Jesus a dormir não os poderia salvar! “Homens de pouca fé”, também nós o somos, quando, no meio das calamidades da vida, não percebemos que o Senhor continua presente e não O invocamos, a Ele que está sempre pronto a salvar-nos. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n’O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n’O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». Palavra da salvação.

Oração sobre as oblatas

Senhor nosso Deus, que assegurais a eficácia dos vossos sacramentos, fazei que este serviço divino seja digno dos mistérios que celebramos. Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Sl 102, 1

A minha alma louva o Senhor, todo o meu ser bendiz o seu nome santo. Ou: Cf. Jo 17, 20-21 Pai santo, Eu rogo por aqueles que hão de acreditar em Mim, para que sejam em Nós confirmados na unidade e o mundo acredite que Tu Me enviaste.

Oração depois da comunhão

Concedei-nos, Senhor, que o Corpo e o Sangue do vosso Filho, oferecidos em sacrifício e recebidos em comunhão, nos dêem a verdadeira vida, para que, unidos convosco em amor eterno, dêmos frutos que permaneçam para sempre. Por Cristo nosso Senhor.

(©Liturgia)

HOMILIA  

Homilia 2024 07 02

(©Pe Paulo Ricardo) 

SANTO

São Bernardino Realino, salvador de almas para Deus

Sacerdote da Companhia de Jesus que brilhou pela sua caridade e bondade. Rejeitando as honras mundanas, dedicou-se à pastoral dos presos e dos doentes e ao ministério da palavra e da penitência. Tornou-se o padroeiro de uma cidade inteira, mesmo durante a sua vida.

Um jovem dedicado ao estudo e às festas

Bernardino Realino nasceu em Carpi (Modena) a 1 de dezembro de 1530. Filho mais velho de um cavalheiro ao serviço das cortes do norte de Itália, Bernardino lançou-se de alma aberta e ardente na vida juvenil das Universidades, passando de uma para outra, sempre dedicado com a mesma vivacidade e com feliz sucesso à medicina e à literatura, à filosofia e ao direito, companheiro feliz nos círculos estudantis de Modena e parceiro nos seus ruidosos divertimentos.

Companhia de Jesus

Depois de se ter formado em Direito em Bolonha, em 1556, entrou ao serviço do Marquês Francisco Ferdinando d’Avalos; vice-rei da Sicília, mudou-se para Nápoles e, em 1564, decidiu tornar-se religioso da Companhia de Jesus. Desenvolveu um trabalho apostólico ativo, especialmente em Lecce, onde morreu a 2 de julho de 1616, com 86 anos. As suas relíquias estão guardadas na Igreja do Gesù, em Lecce.

Homilia de canonização

Canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII, diz: “Depois de ter iniciado um caminho tão escorregadio, para onde irá? A contenção da sua profunda fé religiosa mantê-lo-á à beira do abismo, enquanto um amor honesto, cultivado no segredo do seu coração, o guarda […] Diante dos seus passos, abre-se o caminho luminoso da magistratura, a voz de Deus, que discretamente lhe fala ao coração […] vê-se aos trinta e quatro anos apresentar-se ao noviciado de Nápoles [… Bernardino toma cada vez mais consciência da fugacidade do que o rodeia, e desprende-se cada vez mais resolutamente de tudo o que passa, das riquezas, das honras, dos laços de afectos até legítimos, mas demasiado humanos, para se consagrar sem reservas Àquele que permanece imutável, Senhor, Inspirador, Regente e Recompensador de todo o bem no meio do fluxo desta vida mortal”.

A minha oração

“Depois de ter experimentado o mundo, descobriste que o melhor é estar ao lado de Deus. Por isso, ensina-nos a viver uma vida piedosa e livra-nos das tentações e seduções do mundo para que sejamos santos. Que a vossa bondade nos ajude a crescer nos estudos sem descuidar da nossa espiritualidade. Amém!”

São Bernardino, rogai por nós!

REZAR O TERÇO  

Mistérios Dolorosos

REZAR COM O PAPA  

Intenção para Julho de 2024  

Pelo cuidado pastoral dos doentes

Rezemos para que o sacramento da unção dos doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.

Vídeo do Papa Julho de 2024

Oração mensal  

Pai de misericórdia, que grande mistério a fragilidade do corpo, a doença que nos enfraquece. Quantas vezes queremos escapar desta dor, porque não queremos sofrer nem ver sofrer. Sabemos que nada tem sentido sem ti e que, contigo, tudo pode ser ocasião de graça. Por isso, Senhor, queremos ser sinais de compaixão no meio da doença, dando força aos nossos irmãos e irmãs com a graça da unção dos doentes. Pedimos-te que o teu Espírito Santo renove em toda a Igreja e nos nossos corações o sentido profundo deste sacramento; para que o acolhamos como dom e tarefa no cuidado dos que estão doentes, de modo a alcançarem a paz e a cura que tu lhes concedes.

Amém. 

Oração de oferecimento  

Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus, que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração. Com Maria, ofereço-Te o meu dia pela missão da Igreja e pelas intenções de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.

Amém. 

Atitudes  

UNÇÃO DOS DOENTES

“Há uma imagem bíblica que exprime … o mistério que transluz na unção dos doentes: é a parábola do bom samaritano … Cada vez que celebramos esse sacramento, o Senhor Jesus, na pessoa do sacerdote, faz-se próximo de quem sofre e está gravemente doente, ou é idoso”. (Papa Francisco) Lê atentamente a parábola do bom samaritano. Como podes encarná-la neste dia?

ENTRAR NO SEU VERDADEIRO SENTIDO

“É o próprio Jesus quem chega para aliviar o doente, para lhe dar força, para lhe dar esperança, para o ajudar; também para lhe perdoar os pecados. E isto é belo”. (Papa Francisco) Acreditas nisto? Como vês este sacramento? Entra na sua profundidade.

DAR A CONHECER A SUA PROFUNDIDADE

“Jesus, com efeito, ensinou aos seus discípulos a terem a sua predileção pelos doentes e por quem sofre, e transmitiu-lhes a capacidade e a missão de continuarem a dispensar, em seu nome e segundo o seu coração, alívio e paz através da graça especial deste sacramento. Isto é a certeza da proximidade de Jesus ao doente”. (Papa Francisco) Tu podes ser instrumento para que quem sofre receba este alívio divino. Mostra aos teus irmãos o sentido profundo deste sacramento.

SER SINAIS DE COMPAIXÃO E ESPERANÇA

“Diz a parábola que … se confia a pessoa que sofre a um estalajadeiro, a fim de que possa continuar a cuidar dela, sem se preocupar com os gastos. Bom, quem é este estalajadeiro? É a Igreja, a comunidade cristã, somos nós, a quem o Senhor Jesus, cada dia, confia os que têm aflições, no corpo e no espírito, para que possamos continuar a derramar sobre eles, sem medida, toda a sua misericórdia e a salvação”. (Papa Francisco) Quem são os que, à tua volta, necessitam deste serviço de consolação? O Senhor conta contigo para esta missão de compaixão.

LEVAR FORÇA AOS OUTROS

“O sacerdote e os que estão presentes durante a Unção dos doentes representam, com efeito, toda a comunidade cristã que, como um único corpo, nos reúne à volta de quem sofre e dos familiares, alimentando neles a fé e a esperança, e sustentando-os com a oração e o calor fraterno”. “Temos este costume de chamar o sacerdote para que venha aos nossos doentes … e também aos nossos idosos? Façamo-lo!”. (Papa Francisco)