Mandamentos da Lei de Deus

Os 10 mandamentos aparecem pela primeira vez no Antigo Testamento, no Livro do Êxodo, segundo o qual Deus ofereceu a Moisés e estabeleceu uma Aliança — que incluía os Dez Mandamentos — para libertar o seu povo da escravidão do Egito.

No Novo Testamento, Jesus reconheceu a sua validade e instruiu seus discípulos a ir mais longe, isso quer dizer que Ele interpretou plenamente e deu o sentido último às verdades reveladas por Deus ao longo do Antigo Testamento e renovou a aliança entre Deus e os homens, instaurando assim o Novo Testamento (ou a Nova Aliança), para Jesus, toda a Lei de Deus cumpre-se e resume-se no duplo e único mandamento do amor a Deus e ao próximo: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente”. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante ao primeiro: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Jesus quis ensinar que a Igreja que Ele fundou, não é a Igreja das regras, não é a Igreja dos livros com muitos artigos, é a Igreja do Amor. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas.

Esses mandamentos vêm em nossa direção para sermos pessoas melhores.

A base dos 10 mandamentos é o texto bíblico de Êxodo 20, 1-17 e, também, Deuteronómio 5, 2-21. A Igreja, no período em que as pessoas tinham menos acesso a textos escritos, porque eram caros, formulou-os de maneira catequética, e é desta forma que utilizaremos em nosso resumo, a base é o Catecismo da Igreja Católica.

1º Mandamento

Amar a Deus sobre todas as coisas

Porque Deus nos amou primeiro nós devemos corresponder amando-O de volta, a crer em Deus e a ama-l’O acima de tudo. O amor a Deus implica rejeição aos falsos deuses. E renúncia a todo tipo de idolatria e superstição.

Exame consciência:

Lembro-me de manhã e à tarde de dirigir uma oração a Deus que me ama? Agradeço-Lhe por todos os dons que me deu?

Leituras na Bíblia:

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim.”

Êxodo 20:2-3

2º Mandamento

Não invocar o Santo Nome de Deus em vão

O respeito ao nome de Deus é o respeito devido a Ele mesmo. Aqui devemos ater-nos aos cuidados, também, referentes à blasfémia, que é “proferir contra Deus – interior ou exteriormente – palavras de ódio, de censura, de desafio, dizer mal de Deus, faltar-Lhe ao respeito nas conversas, abusar do nome d’Ele” . Evite-se, também, fazer falso juramento usando o nome de Deus. O Pai Nosso, que começa deste modo: “Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome”

Exame consciência:

Pronunciei o nome de Deus com leveza de ânimo, por brincadeira, com sentimentos de cólera?

Leituras na Bíblia:

“Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam. “

Êxodo 20:4-5

3º Mandamento

Guardar domingos e festas de guarda

O domingo deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa de preceito por excelência. No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da Missa, para isso os fiéis devem se afastar das atividades e/ou negócios que os impeçam o culto a ser prestado a Deus nesses dias.

Exame consciência:

Participei na Missa, Domingo? Frequento os encontros de catequese organizados pela minha paróquia? Faço sentir a todos que é um dia especial de festa, levando a minha alegria e o meu sorriso?

Leituras na Bíblia:

“Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. “

Êxodo 20:7

4º Mandamento

Honrar pai e mãe

Os filhos devem aos pais respeito, gratidão, justa obediência, e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar. Os pais devem ser responsáveis por educar os filhos na Igreja e têm o dever de atender, na medida de suas condições, às necessidades físicas e espirituais dos filhos. Os pais também devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem e ensinem que a primeira vocação do cristão é seguir a Jesus. Os pais nem sempre estão certos e filhos adultos são independentes, mas mostrar respeito pelos pais é sábio e agrada a Deus.

Exame consciência:

Às vezes respondo mal aos meus pais? Sou obediente e faço tudo o que me pedem? Faço caso dos seus conselhos? Ajudo-os em casa, nalguma tarefa?

Leituras na Bíblia:

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus, te dá. “

Êxodo 20:12

5º Mandamento

Não matar

Jesus explicou que este mandamento é muito mais profundo que parece. O assassinato começa com ódio e raiva. Quem odeia seu irmão já cometeu assassinato em seu coração. Por isso, para obedecer ao mandamento é preciso um coração cheio de amor.

Exame consciência:

Respeito a vida de todas as criaturas? Faço mal à natureza, arrancando plantas, deitando o lixo para o chão? Faço mal a alguém, referindo coisas falsas sobre ele?

Leituras na Bíblia:

“Não matarás “

Êxodo 20:13

6º Mandamento

Guardar castidade nas palavras e nas obras

De acordo com os ensinamentos da Igreja, o amor conjugal está destinado a atingir um fim duplo e indissociável: a união de marido e mulher, para “o bem dos próprios esposos”, e a transmissão da vida. Esta mandamento marca a importância do matrimónio, da família. O adultério também pode acontecer no coração. Quem deseja uma mulher já está cometendo adultério.

Exame consciência:

Penso sempre no que digo e procuro não magoar ninguém com as minhas palavra? As coisas que faço são honestas?

Leituras na Bíblia:

“Não adulterarás. “

Êxodo 20:14

7º Mandamento

Não roubar

Roubar não é apenas tirar os bens de uma pessoa. Roubar também é não pagar o salário devido ou pedir emprestado sem devolver. Quem furta comete injustiça. Este mandamentos nos ensina a sermos corretos.

Exame consciência:

Tomo alguma coisa que não me pertence? Devolvo as coisas emprestadas, depois de as ter usado com cuidado?

Leituras na Bíblia:

“Não furtarás”

Êxodo 20:15

8º Mandamento

Não levantar falso testemunho

Proíbe falsificar a verdade nas relações com outrem. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo, para ser testemunha do seu Deus, que é e deseja a verdade. As ofensas contra a verdade, exprimem por palavras ou por atos, a recusa em empenhar-se na retidão moral: são infidelidades graves para com Deus e, nesse sentido, minam os alicerces da Aliança. este mandamento nos ensina a sermos verdadeiros.

Exame consciência:

Digo sempre a verdade, mesmo quando me custa e devo ser eu a pagar? Reconheço os meus defeitos e erros?

Leituras na Bíblia:

“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.”

Êxodo 20:16

9º Mandamento

Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos

O Batismo confere a quem o recebe, a graça da purificação de todos os pecados. Com a graça de Deus, pela virtude e pelo dom da castidade pode-se crescer na pureza, pois, a castidade permite amar com um coração reto, pela pureza de intenção, que consiste em ter em vista o verdadeiro fim do homem. Com um olhar simples, procure-se descobrir e cumprir em tudo a vontade de Deus; pela pureza do olhar, exterior e interior; pela disciplina dos sentidos e da imaginação; pela rejeição da complacência em pensamentos impuros, que o levariam a desviar-se do caminho dos mandamentos divinos e pela oração. A pureza exige o pudor.

Exame consciência:

Respeito o meu corpo? Procuro ver com simplicidade as coisas que dizem respeito ao meu corpo?

Leituras na Bíblia :

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença “

Êxodo 20:17

10º Mandamento

Não cobiçarás as coisas alheias

O décimo mandamento desdobra e completa o nono, que tem por objeto a concupiscência da carne. Proíbe cobiçar o bem dos outros, raiz de onde procede o roubo e a fraude, proibidos pelo sétimo mandamento. A “concupiscência dos olhos” (1 Jo 2, 16) conduz à injustiça, proibida pelo quinto mandamento. A cobiça, bem como a fornicação, tem a sua origem na idolatria, proibida nos três primeiros mandamentos da Lei. O décimo mandamento incide sobre a intenção do coração e resume, com o nono, todos os preceitos da Lei.

Exame consciência:

Tenho inveja de alguma coisa que os outros têm? Gosto de ver os outros felizes? Sei estar em companhia de pessoas pobres e sou prestativo para com elas?

Leituras na Bíblia:

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. “

Êxodo 20:17