Arte da Igreja Católica

Local dedicado à arte da Igreja, ou seja, ao diálogo entre a Igreja e a cultura. Tem como objetivo contribuir pedagogicamente para o conhecimento da arte na Igreja, o que ela representa e o que nela está representado.

No que se refere às representações artísticas, o universo religioso apresenta uma rica variedade de obras, podendo ser encontradas em:

• arquitetura de igrejas e templos;
  • esculturas;
  • painéis;
  • pinturas;
  • mosaicos e vitrais
Biblioteca do Vaticano
Foto: www.vaticanlibrary.va

Arte Religiosa

Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; tende a conduzir a uma atitude religiosa e exaltação da fé nos fieis. Sem ela, não há arte sacra. As suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Em geral, pode-se dizer que é arte religiosa aquela que reflete a vida religiosa do artista.

Santo André de Canidelo
.

Arte Sacra

É produzida para fazer parte dos cultos divinos ou rituais religiosos, unindo a expressão do artista com a comunidade na qual ela pode ser inserida. Ou seja, além do mesmo objetivo da arte religiosa, deve ser apta ao culto da santa missa. Sua função é servir de ornamento para os locais onde os ritos e celebrações religiosas irão ocorrer; de destino litúrgico (cultivar o divino).

Diferenças entre as obras

Uma obra de arte varia de conceito se analisarmos o fim a que ela se destina.

Obras e Artistas

O artista que cria, por exemplo, uma escultura de um santo para o altar de uma Igreja, está a produzir arte sacra, pois, a sua obra será foco de adoração e estará inserida num contexto de ritual litúrgico. Toda arte sacra é religiosa, entretanto, nem toda arte religiosa pode ser considerada sacra.

Conheça as obras e artistas mais famosos.