Oração de Taizé

A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.

As orações ao estilo de Taizé iniciaram-se na paróquia de Canidelo em Março de 2013. Com o objetivo de unir os vários centros de culto da paróquia, a oração era inicialmente realizada nesses mesmos centros alternadamente,  no entanto em 2016, por motivos de logística, ficou definitivamente instalada na Igreja Matriz. Com a vinda do Sr. Padre Almiro Mendes para a paróquia a oração retoma a sua missão inicial de unificar a paróquia quando, por sugestão do mesmo, esta se torna na oração da Família Paroquial, sendo agora realizada na primeira terça-feira de cada mês na Cidade de Deus e dos Homens, e contando com a participação dos membros dos mais diversos grupos de trabalho da paróquia assim como dos restantes paroquianos que a eles se quiserem juntar.

As orações ao estilo de Taizé são constituídas por um Salmo, uma Passagem Bíblica, um Momento de Silêncio, algumas Preces e a Oração Final, todos estes momentos intercalados por cânticos de natureza meditativa com frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas várias vezes.

No coração de Taizé encontra-se uma profunda paixão pela Igreja.