Santo André

Origens

André era irmão de Simão (posteriormente chamado de Pedro por Jesus). Ambos eram filhos de um pescador chamado Jonas e nasceram na cidade de Betsaida, às margens do Lago de Genesaré (Mar da Galileia). André e Pedro eram pescadores como o pai, sócios de João e Tiago numa comunidade de pesca e moravam em Cafarnaum no tempo em que Jesus apareceu. Às margens do Mar da Galileia, Cafarnaum era bem maior que Betsaida, recebia gente de todo lugar e era bem mais promissora.

Discípulo de João Batista

Antes de serem discípulos de Jesus, André e João (irmão de Tiago), foram discípulos de João Batista. Foi João Batista, aliás, quem apresentou Jesus a esses dois discípulos.

Primeiro Encontro com Jesus

O Evangelho de São João relata o primeiro encontro de André com Jesus, em seus primeiros dias de revelação, após o batismo no Rio Jordão: “No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos”. “Vendo Jesus que ia passando, apontou”: “Eis aí o Cordeiro de Deus”.

“Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus”. “Jesus virou-se para trás, e vendo que O seguiam, perguntou: O que é que vocês estão procurando?” “Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” “Jesus respondeu: Venham, e vocês verão”.

“Então eles foram e viram onde Jesus Morava. E começaram a viver com Ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde”. (João 1, 35-39)

Doze Apóstolos de Jesus

André, juntamente com João, foram os primeiros a se tornarem discípulos de Jesus. O facto de ter sido discípulo de João Batista mostra que Santo André era um homem ligado à religião e estava em busca de algo mais. Depois de encontrar Jesus ele faz questão de levar seu irmão Pedro até Jesus afirmando: “Encontramos o Messias”. Ele não guardou para si a graça de ter encontrado o Messias. Por isso, foi o primeiro discípulo a recrutar discípulos e apresentar a Jesus.

Era indicado pelo próprios discípulos como o “segundo na hierarquia”, estando abaixo somente de Pedro, o líder escolhido por Jesus. Nas listas dos Apóstolos citadas nos Evangelhos, André figura entre os quatro primeiros. A tradição diz que Santo André era mais velho que Pedro. Porém, não se sabe se era casado, como o irmão, ou se teve filhos. Sabe-se que, após seu encontro com Jesus, deixou tudo para seguir o Mestre.

Santo André nos Evangelhos

Santo André é mencionado doze vezes no Novo Testamento. Além de set citado entre os quatro primeiros discípulos, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro, Santo André é citado no milagre na multiplicação dos pães. É ele quem apresenta o menino que tem cinco pães e dois peixes (Jo 6, 8-14). Quando gregos pedem para ver Jesus, Filipe vai falar com André, que fala com Jesus, evidenciando a autoridade de André. Santo André participou de toda a vida pública de Jesus, viu todos os milagres que o Mestre realizou, ouviu todas as suas pregações e ensinamentos. Experimentou a própria fraqueza fugindo quando Jesus foi preso, mas experimentou também a alegria do perdão vindo de Jesus ressuscitado e a força do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Tudo isso moldou para sempre a sua personalidade e ele se tornou um grande Apóstolo.

O Apostolado de Santo André

Logo após a Vinda do Espírito Santo, Santo André ajudou a fortalecer a Igreja nascente na Palestina. Depois, porém, partiu para anunciar o Evangelho em vários lugares da região, fixando-se em Patras, na Grécia. Lá formou uma comunidade cristã forte, modelo para outras comunidades. Ali surgiu uma igreja viva, rica em discípulos e missionários. Vários milagres aconteceram pela oração de Santo André.

Cruz de Santo André e Martírio

Patras de Acaia foi o local do seu martírio, cidade na qual havia sido eleito bispo, durante o reinado de Trajano, por ordem do procônsul romano Egéas. . Por causa do crescimento da comunidade cristã, o governador local chamado Egéas, subordinado ao imperador Nero, prendeu Santo André porque o santo afirmava que Jesus era um juiz mais importante e acima de Egéas. O governador exigiu depois que Santo André adorasse os deuses pagão da região. O Santo negou. Por isso, Egéas condenou-o à crucificação. Santo André aceitou a sentença com alegria, pois sempre pregou a grandeza da cruz de Cristo. Antes de morrer, doou seus bens e sua roupas a seus carrascos e resistiu dois dias de grande sofrimento pregado numa cruz em forma de “X” – Cruz de Santo André, forma como o Santo pediu para ser crucificado por não achar digno de padecer como Jesus. Antes de sus morte, uma forte luz envolveu todo o seu corpo e depois se apagou. Era o dia 30 de novembro de 60 e este é o dia da sua festa. Em 357, o imperador Constantino, convertido ao cristianismo, transladou os restos mortais de Santo André para Constantinopla e depositados na Igreja dos Apóstolos, tornando-se padroeiro desta cidade. Depois, essas relíquias foram transladadas para Roma, onde estão até hoje, guardadas na Catedral de Amalfi.

O manto roxo e a túnica verde de Santo André

O manto roxo de Santo André simboliza a lamentação por causa de sua morte violenta. Mesmo tendo feito somente o bem e anunciado ao mundo a Boa Notícia de Jesus cristo, santo André não foi compreendido e foi assassinado. Por isso, ele é protetor dos caluniados e dos processados injustamente. Todas as comunidades dos fieis por ele fundadas lamentaram sua morte e sentiram a dor da perda de um verdadeiro pai espiritual.

A túnica verde de Santo André simboliza a vitória da vida sobre a morte. Ela nos ensina que, mesmo tendo sido morto cruelmente, mesmo tendo o povo lamentado sua perda, Santo André venceu a morte e está na glória dos céus. Todo aquele que crê em Jesus Cristo e faz dele sua razão de viver, vencerá a morte e brilhará na glória do Pai.