Catequese

O Secretariado da Catequese tem a seu cargo toda a organização da catequese paroquial, sobretudo de crianças e adolescentes.

O caminho catequético são 10 anos, neste caminho exige também ao Secretariado da Catequese um esforço contínuo, através de cursos formativos, reuniões de pais e de catequistas, da aquisição do material necessário a todas as atividades inerentes e mesmo à renovação das salas onde funciona a catequese.

A Catequese é o anúncio da Mensagem da Salvação, de modo a provocar a adesão responsável à fé; a sua finalidade é colocar o Catequizando em comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

A catequese é sempre realizada mediante um programa catequético.

Catequese da Infância

A catequese da Infância da paróquia em colaboração com a família e com a comunidade, tem a função de iniciação educativa da Fé, promover que a criança esteja em relacionamento e em contacto com Deus, preparar as crianças a caminhar para Deus, a viver e a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

Os catequistas são o rosto e porta-voz da Fé, enquanto educadores da Fé, são quem iniciam os catequizandos nas várias dimensões da Fé, criando condições para que as crianças se deixem focar por Deus e se enamore por Ele, cooperam na missão da Igreja ativamente na sua Evangelização, como na oração, na celebração eucarística, na reflexão, no comportamento cristão, fazendo das crianças verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.

A catequese encontra-se dividida em quatro fases, sendo que a Infância abrange 6 anos de catequese, e em três fases:

• primeira é de contacto com Deus e Jesus Cristo, e nela, realizam-se duas festas: a do Pai-Nosso, no final do 2º ano e ao fim dos primeiros 3 anos a criança recebe o sacramento da Eucaristia.
  • segunda foca o conhecimento da Palavra de Deus na Bíblia realizando-se a Festa da Palavra.
  • terceira fase compreende o 5º e 6º ano e procura conhecer e pôr em prática a vivência dos Mandamentos e do Credo, culminando o percurso da catequese da infância com a celebração da Profissão de Fé.

Catequese da Adolescência

Ao fim dos 6 anos a criança/jovem faz uma confirmação própria, livre e individual, face aos compromissos anteriormente assumidos pelos pais e padrinhos, quando do sacramento do batismo. Será assim o renovar do compromisso, e professar da sua própria fé perante Deus, perante si próprio e perante a comunidade.

A catequese da Adolescência tem como objetivo esclarecer e dar resposta a dúvidas em relação a Jesus Cristo e à personalidade de cada adolescente. Compreende a quarta e última fase da catequese. É marcada pela responsabilidade comunitária e culmina com a receção do Sacramento do Crisma, passando pela Festa da Vida: prepara os jovens para os grandes combates para a vida, dando-lhes a noção de que vale a pena ter uma postura cristã, face a problemas como a droga, o crime, a vida social e económica, etc. A descoberta de Jesus Cristo como amigo, grande referência que dará ao adolescente sentido da vida e para resolução de questões existências.

Os adolescentes, inconscientemente, traçam um círculo em torno da pessoa e só deixam entrar aqueles que lhes reforçam o seu próprio eu. Encontram grandes dificuldades no relacionamento com eles próprios, com Deus e com os outros.

Nos últimos anos 9º e 10º é uma fase de compromisso como Cristão, pretende ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial.