Sínodo

O que é um Sínodo

sinodalidade é uma forma de ser pela qual a Igreja vive a sua missão no mundo, que exige que todo o Povo de Deus esteja num caminho conjunto, com cada membro a desempenhar o seu papel crucial, unidos uns aos outros.

objetivo deste Processo Sinodal é proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus discernir em conjunto como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo. Será um chamamento a renovar as nossas mentalidades e as nossas estruturas eclesiais, a fim de vivermos o chamamento que Deus faz à Igreja por entre os atuais sinais dos tempos.

Objetivo deste Sínodo 2021 – 2023

O objetivo deste Sínodo e deste processo Sinodal é:

- Escutar o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja. Fazemo-lo escutando juntos a Palavra de Deus na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja e, depois, escutando-nos uns aos outros e especialmente aos que estão à margem, discernindo os sinais dos tempos.

- Não é produzir mais documentos. Pelo contrário, destina-se a inspirar as pessoas a sonhar com a Igreja que somos chamados a ser.

– Não é apenas fazer uma série de exercícios que começam e param, mas um caminho de crescimento autêntico rumo à comunhão e à missão que Deus chama a Igreja a viver no terceiro milénio.