Orações do dia

Orações do Dia

27 de Abril de 2024  

De Manhã  

Comover-se. Obrigado, Senhor, por mais um dia de vida! Ofereço-ta ao serviço da tua missão de compaixão pelo mundo. Dá-me a graça de me comover como tu. Que o meu coração bata ao ritmo do teu. “Vendo aquelas multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9, 36). Que a tua dor me cause dor, que eu olhe com os teus olhos, que eu escute com os teus ouvidos, que aprenda a amar, como tu amas. Comove-me a dor dos meus irmãos? Ponho-me a caminho por eles, para os aliviar nas suas necessidades? Que, especialmente este mês, seja consolação para as mulheres que encontro, que estejam a passar por momentos de dificuldade. Oração de oferecimento. Equipa Argentina – Uruguai

Amém!  

(©Click To Pray)  

VERBUM DE DEI 

 Verbum Dei 2024 04 27

Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

ORAÇÃO INICIAL

Bom dia, Jesus. Que bom acordar e ter a Tua Palavra à minha espera! Sei que me falas e Te dás a conhecer através dela. Que eu saiba saboreá-la e deixar que ela ecoe em mim.

PALAVRA DE DEUS

Escutamos, hoje, João 14, 7-14. Disse Jesus aos discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o Meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?  Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas Minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei».

PISTAS DE ORAÇÃO Sinto-me tantas vezes como Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai!”. Poderia ter sido eu a dizê-lo naquele tempo. Ainda hoje, muitas vezes dou por mim a ansiar o mesmo! Peço veladamente uma evidência de que estás vivo, de que atuas hoje no mundo e na minha vida. Desejo-Te muito, mas reconheço pouco o Teu atuar. A minha pouca fé tolda-me. Percebo o desalento que sentiste: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe?”. Intuo que me perguntas o mesmo: “Não vês como estou contigo dia após dia?”; “Não vês o Pai?”. Apesar desse desalento, indicas-me o caminho: “Acreditai, ao menos, pelas Minhas obras.” Ainda que não Te reconheça, ainda que me falte a fé em tantas situações, a Tua ação no mundo, na minha vida, na vida dos outros vai-se manifestando. É pelas Tuas obras que Te mostras, que nos demonstras que permaneces amorosamente atento, que manténs o olhar permanente sobre o mundo, que não nos deixas só. Não tenho de Te pedir mais evidências, mas unir-me a Ti no modo de ver o mundo e de ler os acontecimentos. Por isso, compreendo quando prometes: “Se pedirdes algo em Meu nome, eu o realizarei”. Se acredito que Tu estás e Te manifestas pelas obras, como não hás de continuar a transformar o mundo? Como não hei de eu ter mais coragem e fé no silêncio dos meus dias?

ORAÇÃO FINAL

Obrigada, Senhor, por me levares sempre mais além do que sonhava! Quando a minha fé fraqueja e recuo, Tu investes e ficas; atuas por mim e comigo; dás-me força e coragem para realizar o que, por mim própria, não saberia. Fica comigo, Senhor, e abre-me os olhos a Ti.

(©Click To Pray)

À Tarde

Olhar com os olhos do Senhor. Continua a ressoar, nesta tarde, o teu olhar compassivo sobre os que sofrem, sobre os abatidos e maltratados. Dá-me esse coração sensível e amoroso que cuida. Permite-me entrar nele e descobrir as suas riquezas. “Preocupa-me que na própria Igreja o papel de serviço a que todo o cristão está chamado, algumas vezes, no caso da mulher, deslize, para papéis mais de servidão do que de verdadeiro serviço” (Papa Francisco). Rezo a oração do mês pelas mulheres, pedindo para que, em todo o tempo e lugar, seja respeitada a dignidade de todas as pessoas. Equipa Argentina – Uruguai

À Noite  

Deixa-me olhar. Recupera a calma anterior, distancia-te das atividades do dia. Olha como o Pai te olha. Imagina o seu olhar compassivo sobre ti, comovendo-se pela tua vida frágil. Relaxa o teu corpo, solta os pensamentos erráticos, e deixa que o coração repouse. Pede ao Senhor que te acompanhe com o seu olhar enquanto olhas o dia que viveste, para o veres com os seus olhos e o sentires com os latejos do seu Coração. Que desejas agradecer? Pede ao Senhor que te dê uma palavra sobre o que viveste. Espera, e quando algo aparecer, aponta-o. Agradece, e ânimo para amanhã! Pai-Nosso. Equipa Argentina – Uruguai

(©Click To Pray)

Liturgia  

Antífona de entrada Cf. 1Pd 2, 9

Povo resgatado, proclamai as maravilhas do Senhor, que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. Aleluia.

Oração coleta

Senhor nosso Deus, que, na celebração dos mistérios pascais, dais ao mundo a medicina da graça celeste, ajudai a Igreja com a vossa misericórdia, de modo que a sua fiel observância nesta vida terrena se transforme em fonte de vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

LEITURA I Atos 13, 44-52

«Voltamo-nos para os pagãos» Esta passagem é muito importante. Trata-se da grande afirmação de S. Paulo, de que, uma vez rejeitada a pregação do Evangelho pelos judeus, ele se vai voltar para os pagãos. Assim estes, em lugar de serem os continuadores do povo escolhido do Antigo Testamento, tornam-se quase os seus substitutos. Mas deste modo, se verifica como é verdadeira a palavra de Deus a Abraão: “Farei de ti pai de muitas nações”. Leitura dos Atos dos Apóstolos No segundo sábado em que Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia da Pisídia, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias às palavras de Paulo. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Mas uma vez que a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, porque assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem isto, os gentios encheram-se de alegria e glorificaram a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus instigaram algumas senhoras piedosas mais distintas, bem como os homens principais da cidade, e moveram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do território. Estes sacudiram contra eles a poeira dos pés e seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos ficavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd)

Refrão: Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. Repete-se Ou: Aleluia. Repete-se Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mão e o seu santo braço Lhe deram a vitória. Refrão O Senhor deu a conhecer a salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Refrão Os confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai. Refrão

ALELUIA Jo 8, 31b-32

Refrão: Aleluia Repete-se Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, diz o Senhor. Refrão

EVANGELHO Jo 14, 7-14

«Quem Me vê, vê o Pai» Jesus é a revelação do Pai; mas esta revelação só é acessível à fé. Filipe talvez exigisse qualquer manifestação espectacular do Pai, mas essa manifestação está no próprio Filho: as suas palavras são as palavras do Pai, as suas obras são sinais do poder do Pai que está no Filho, como o Filho está no Pai. É este um grande passo na revelação do mistério da vida íntima de Deus. Este ministério de Jesus de revelar o Pai, continuará no ministério dos Apóstolos, garantido pela ação do Espírito Santo. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei». Palavra da salvação.

Oração sobre as oblatas

Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Cristo nosso Senhor. Prefácio Pascal I-V.

Antífona da comunhão Cf. Jo 17, 24

Eu quero, ó Pai, que estejam sempre comigo aqueles que Me deste, para que vejam a minha glória. Aleluia.

Oração depois da comunhão

Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória aumente sempre a nossa caridade. Por Cristo nosso Senhor.

(©Liturgia)

HOMILIA  

Homilia 2024 04 27

(©Pe Paulo Ricardo) 

SANTO

Santa Zita, virgem e padroeira das empregadas domésticas

As suas origens

Nasceu em 1218, na aldeia de Monsagrati, perto da cidade de Lucca (Itália). Oriunda de uma família pobre, numerosa e camponesa, recebeu a riqueza da vida em Deus através dos seus ensinamentos.

Uma serva desde a infância

Aos 12 anos, Zita foi trabalhar numa casa de família para não se tornar um fardo, pois vinha de uma família pobre e numerosa. Não recebia salário, mas em troca do seu trabalho, recebia comida, roupa e o necessário para viver. Foi servir uma família que não costumava tratar bem os seus criados. Sofreu muito, mas suportou tudo isso seguindo uma vida de oração e humildade, rezando e praticando a caridade. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas.

Intensa na caridade cristã

Costumava partilhar tudo o que recebia e tinha (dinheiro, comida e roupa) com o seu vizinho. Era uma empregada de tão bom coração que, a pouco e pouco, conquistou a confiança e a admiração dos seus patrões. Por outro lado, as empregadas que viviam com ela eram invejosas e chegavam a troçar das suas atitudes, ao ponto de a acusarem.

Santa Zita e a sua dedicação total aos pobres, doentes e necessitados

Chuva de rosas

Uma vez foi surpreendida pelo seu chefe depois de ter sido acusada de tirar comida da despensa para a dar aos pobres. O patrão perguntou-lhe o que escondia no avental e ela respondeu que eram flores. Quando levantou o avental, uma chuva de flores caiu e cobriu-lhe os pés.

O manto do anjo

Noutra situação, na véspera de Natal, encontrou um homem na rua, com frio, à entrada da Igreja de São Frediano. Para o aquecer, pediu emprestado um manto caro ao patrão. No dia seguinte, foi repreendida por este ato, mas nesse mesmo dia, um idoso desconhecido chegou à aldeia e devolveu o manto. Todos os cidadãos pensaram que tinha sido um anjo a fazê-lo. A partir de então, a porta da famosa igreja passou a ser conhecida como a “Porta do Anjo”.

Uma vida de doação

A sua vida foi sempre marcada pela total dedicação aos pobres, aos doentes e aos necessitados. Até hoje, a santa intercede em favor do próximo. O local do seu túmulo tornou-se um lugar de graças e de muitos milagres comprovados.

Santa Zita: dedicada ao trabalho e à oração

Espiritualidade

Dedicou-se de todo o coração ao seu trabalho e manteve-se firme na sua vida de oração, participando nas missas matinais da comunidade e consagrando-se a Deus. Procurava sempre perguntar a Deus se a sua atitude era correcta ou não.

Morte e canonização

Santa Zita morreu a 27 de abril de 1278 e a sua fama de santidade espalhou-se rapidamente por toda a Itália e até Inglaterra. Os seus restos mortais repousam na capela de Santa Zita, na Igreja de São Frediano, em Lucca (Itália). Em 1652, o corpo foi exumado e encontrado intacto. Este facto serviu para confirmar a sua canonização em 1696 pelo Papa Inocêncio XII.

Devoção a Santa Zita

Oração a Santa Zita

“Ó Santa Zita, que, nos seus humildes trabalhos domésticos, soubestes ser tão solícita como Marta ao servir Jesus, ajudai-me a suportar com coragem e paciência todos os sacrifícios que me são impostos pelos meus trabalhos domésticos. Peço também que os suporte com amor, zelo e fidelidade à família que sirvo”.

A minha oração

“Ó Deus, acolhei o meu trabalho, o meu cansaço e as minhas tribulações; e por intercessão de Santa Zita, dai-me a força para cumprir sempre os meus deveres, Santa Zita, ajudai-me. Amém”.

Santa Zita, rogai por nós!

REZAR O TERÇO  

Mistérios Gozosos

REZAR COM O PAPA  

Intenção para Abril de 2024  

PELO PAPEL DAS MULHERES

Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

Vídeo do Papa Abril de 2024

Oração mensal  

Senhor Jesus, que nos deste Maria por Mãe, hoje quero agradecer-te, com toda a Igreja, por todas e cada uma das mulheres: as mães, as filhas, as irmãs, as esposas; pelas mulheres consagradas, pelas mulheres que trabalham profissionalmente… por todas, em toda a beleza e riqueza da sua feminilidade. Mas não posso esquecer as discriminações que frequentemente atingem as mulheres. Por isso peço-te que cada pessoa, e de forma particular as mulheres – mais facilmente sujeitas à violência e abusos -, seja respeitada na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais. Ajuda-me a ser a voz da dor das mulheres vítimas de abuso, exploração, marginalização e pressões indevidas, e a denunciar com força as injustiças a que estão submetidas. Que deixemos espaço, Senhor, às suas ações, natural e poderosamente sensíveis e orientadas para a tutela da vida em todos os estados, em todas as idades e em todas as condições, e que valorizemos a especificidade insubstituível da contribuição feminina para o bem comum. Que, neste tempo em que a humanidade vive uma profunda mudança, as mulheres possam ajudá-la a não decair.

Amém. 

Oração de oferecimento  

Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus, que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração. Com Maria, ofereço-Te o meu dia pela missão da Igreja e pelas intenções de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.

Amém. 

Atitudes  

RECONHECER A IGUALDADE DA DIGNIDADE

“Cada pessoa deve ser respeitada na sua dignidade e nos seus direitos fundamentais: educação, trabalho, liberdade de expressão, etc. Isto vale de forma particular para as mulheres, mais facilmente sujeitas a violências e abusos”. (Papa Francisco) Como expressas este respeito pelas mulheres da tua família e dos lugares por onde passas? E, se és mulher, como manifestas a tua dignidade?

SER CONSCIENTES DOS PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS

“Não nos podemos calar perante esta praga do nosso tempo. A mulher é usada… Não deixemos sem voz as mulheres vítimas de abuso, exploração, marginalização e pressões indevidas”. (Papa Francisco) Evita fazer um julgamento precipitado e estereotipado sobre qualquer pessoa. Olha cada um com os olhos de Cristo.

RECONHECER O SEU VALOR E A SUA RIQUEZA

“As mulheres … sabem sintetizar de maneira única, na sua forma de agir, três linguagens: a da mente, a do coração e a das mãos. Mas sinfonicamente. A mulher, quando é madura, pensa o que sente e faz; sente o que faz e pensa; faz o que sente e pensa: é uma harmonia. Esta é a genialidade da mulher”. (Papa Francisco). Descobre e valoriza alguma mulher próxima e manifesta-lhe o teu agradecimento.

PROMOVER A EDUCAÇÃO E O EMPODERAMENTO

“A criatividade. A especificidade insubstituível da contribuição feminina para o bem comum é inegável … neste momento em que a humanidade conhece uma mutação tão profunda, as mulheres podem ajudar muito a que a humanidade não decaia”. (Papa Francisco). Como podes colaborar na formação integral da mulher? A partir do teu lugar, podes fazer muito.

LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

“O problema das discriminações que frequentemente atingem as mulheres, (é considerá-las) como outras categorias débeis da sociedade. Recordei muitas vezes e com força que a diversidade nunca deve conduzir à desigualdade, mas antes a um acolhimento agradecido e recíproco”. (Papa Francisco) Luta contra a discriminação, valorizando, agradecendo, acolhendo quem se aproximar de ti, especialmente se é uma mulher.