Obras Misericórdia Corporais

1. Dar de comer a quem tem fome

Refere-se à ajuda que devemos procurar em alimento e outros bens para os mais necessitados, para aqueles que não têm o indispensável para poder comer cada dia

Obras misericórdia na Bíblia:

“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”

Mateus 6: 11

2. Dar de beber a quem tem sede

Complementa-se com a primeira obra misericórdia corporal

Obras misericórdia na Bíblia:

“E quem der de beber a um destes pequeninos, ainda que seja somente um copo de água fresca, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”

Mateus 10: 42

3. Vestir os nus

Esta obra de misericórdia é dirigida a satisfazer outra necessidade básica: o vestuário

Obras misericórdia na Bíblia:

“Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem que comer, faça o mesmo”

Lucas 3: 11

4. Dar pousada aos peregrinos

Nos tempos antigos dar pousada aos viajantes era um assunto de vida ou de morte, pelas dificuldades e riscos das caminhadas e viagens. Hoje já não é assim. Mas, de todo o modo, poderia acontecer recebermos alguém em nossa casa, não por pura hospitalidade de amizade ou família, mas por alguma verdadeira necessidade. É o desafio do verdadeiro acolhimento do outro

Obras misericórdia na Bíblia:

“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”

Hebreus 13: 2

5. Visitar os enfermos

Trata-se de uma verdadeira atenção aos enfermos e idosos, tanto no aspeto físico, como em fazer-lhes um pouco de companhia. O melhor exemplo da Sagrada Escritura é o da Parábola do Bom Samaritano, que curou o ferido e, ao não poder continuar a tratá-lo diretamente, confiou os cuidados de que necessitava a outro a quem ofereceu pagamento

Obras misericórdia na Bíblia:

“Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.”

Mateus 25: 34-36

6. Visitar os presos

Consiste em visitar os presos e prestar-lhes não só ajuda material mas assistência espiritual que lhes sirva para melhorar como pessoas, para se emendarem, aprender a desenvolver um trabalho que lhes possa ser útil quando terminem de cumprir o tempo imposto pela justiça, etc. Significa também resgatar os inocentes e sequestrados. Na antiguidade os cristãos pagavam para libertar escravos ou trocavam-se por prisioneiros inocentes.

Obras misericórdia na Bíblia:

“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas”

Isaías 42: 6,7

7. Enterrar os mortos

Cristo não tinha lugar para ser sepultado. Um amigo, José de Arimateia, cedeu-lhe o seu túmulo. Mas não só isso, teve a valentia de se apresentar diante de Pilatos e pedir-lhe o corpo de Jesus. Nicodemos também participou. ajudando a sepultá-lo. Enterrar os mortos parece um mandato supérfluo, porque – de facto – todos são enterrados. Mas, por exemplo, em tempo de guerra, pode ser um mandato muito exigente. Porque é importante dar sepultura digna ao corpo humano? Porque o corpo humano foi alojamento do Espírito Santo.

Obras misericórdia na Bíblia:

“E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido”

Atos 5:10