Obras Misericórdia Espirituais

1. Dar bons conselhos

É o dom de orientar e ajudar a quem precisa

Obras misericórdia na Bíblia:

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”

Tito 1: 9

2. Ensinar os ignorantes

Instruir não é simplesmente transmitir conhecimentos,  é também corrigir os que erram, doutrinar, ensinar os valores  do Evangelho, formar  na doutrina e nos bons costumes éticos e morais

Obras misericórdia na Bíblia:

“A palavra de Cristo permaneça em vós com toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria possais instruir e exortar-vos mutuamente”

Col 3, 16a

3. Corrigir os que erram

Instruir não é simplesmente transmitir conhecimentos,  é também corrigir os que erram, doutrinar, ensinar os valores  do Evangelho, formar  na doutrina e nos bons costumes éticos e morais

Obras misericórdia na Bíblia:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”

2 Timóteo 3: 16

4. Consolar os tristes

A atitude de consolar apresentada como uma obra de misericórdia, mais do que nunca, torna-se uma virtude cristã a ser exercitada no quotidiano. Exercitar os olhos para as tragédias alheias; aguçar os ouvidos para escutar os soluços dos que sofrem;  oferecer o ombro para deixar reclinar quem chora; estender a mão para levantar quem tropeça e cai. Hoje consolamos, amanhã seremos consolados

Obras misericórdia na Bíblia:

“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação,  que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”

2Cor 1, 3-4

5. Perdoar as injúrias

Perdoar de coração deveria nos levar a esquecer toda injustiça sofrida, mas nem sempre conseguimos, e nem sempre voltamos a um relacionamento normal com a pessoa perdoada, isso não deve nos impedir de, à luz do Espírito Santo, exercitar e aprimorar o perdão, pois nem sempre e na maioria das vezes um  ato de vontade pode eliminar uma lembrança

Obras misericórdia na Bíblia:

“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”

Mateus 6:15

6. Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

Para viver o evangelho de Jesus é preciso ser paciente. Esta obra espiritual nos exorta a suportar com paciência os que estão próximos a nós, com todos as suas limitações, fraquezas, defeitos, adversidades  e misérias. 

Isto não quer dizer que devemos nos omitir  de orientar, encorajar, oferecer oportunidades e servir de suporte, para que, essas limitações e fraquezas sejam superadas.

Obras misericórdia na Bíblia:

“Pedimos-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos”

1Tes 5, 14

7. Rezar a Deus por vivos e defuntos

O ser humano, é sempre mais preocupado com suas próprias necessidades, mas através desta obra de misericórdia espiritual, somos exortados a rezar pela humanidade, rezar por aqueles que nem conhecemos; rezar pela reparação e expiação dos pecados do mundo; pela conversão dos pecadores;  pelo Papa e ministros ordenados que conduzem a Igreja de Deus; pelas vocações sacerdotais e leigas; pelas autoridades; pelos que sofrem e  pelos que se recomendam às orações.

Rezar pelos mortos: Este ensinamento se apóia, também,na prática da oração pelos defuntos

Obras misericórdia na Bíblia:

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”

Efésios 6:18