Cura

Reconciliação ou Penitência

“Quem se aproxima do sacramento da Penitência obtém da misericórdia de Deus o perdão da ofensa cometida contra ele e, ao mesmo tempo, reconcilia-se com a Igreja que feriu pelos seus pecados e que pela caridade, pelo exemplo e pela oração trabalhos para sua conversão. ”

Passos para uma boa Confissão:

1) Exame de Consciência:

— Procurar lembrar de todos os pecados que necessita confessar, ou seja, os pecados graves;

— Pode-se inclusive fazer uma lista dos pecados, para facilitar e evitar o esquecimento;

— Não é necessário contar como aconteceu, mas apenas contar o pecado e quantas vezes o cometeu desde a última Confissão. Exemplo: faltei na Missa dominical uma vez.

2) Arrependimento:

— O arrependimento é a dor por ter ofendido Deus pelos pecados cometidos e o propósito de não mais cometê-los;

— Sem o arrependimento, a Confissão é inválida, pois não passa de um teatro. Exemplo: se alguém confessar já planejando cometer de novo o mesmo pecado, a Confissão é inválida;

— Pessoas deixam de confessar por pensarem: “Eu acho que cometerei o mesmo pecado, então não vou confessar.” Porém, a consciência do risco de cair novamente não impede de confessar. Havendo propósito de lutar contra o pecado, a Confissão é válida. Além disso, devemos confessar, pois a Confissão nos dará mais graças para não cair.

3) Declaração dos Pecados

— É necessário declarar todos os pecados graves que ainda não foram declarados em uma Confissão válida. É recomendável que os pecados veniais também sejam confessados, desde que haja o arrependimento e a intenção de não mais cometê-los, para receber sobre eles uma graça e o aconselhamento do sacerdote. Todavia, confessar pecados veniais não é estritamente necessário, já que são perdoados sem que sejam confessados. Ademais, o Ato Penitencial na Santa Missa também absolve os pecados veniais;

— Para que haja um pecado grave, são necessárias três condições: matéria grave, plena consciência e plena liberdade;

— Se algum pecado for esquecido, mesmo após um bom exame de consciência, o pecado foi perdoado na absolvição, mas deve ser declarado na Confissão seguinte;

— Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida. Não é possível reconciliação pela metade.

4) Absolvição

— Após o ato de contrição (que poderá ser lido, decorado ou espontâneo), o Sacerdote dará a absolvição. Se os outros passos foram realizados corretamente, o fiel já se encontra em estado de graça.

5) Penitência

— A penitência é um bem para compensar o mal cometido pelo pecado. O fiel completará o processo de reconciliação cumprindo a penitência da Confissão, geralmente alguma oração simples ou uma boa obra.

Ato de contrição (simples):

Meu Deus, porque sois tão bom,
tenho muita pena de Vos ter ofendido.
Ajudai-me a não tornar a pecar.

Catecismo da Igreja Católica:

CC 1422 a 1495

Leituras na Bíblia:

Mt 16, 18-19; Jo 20,23

Unção dos Enfermos

“Pela sagrada unção dos enfermos e pela oração dos sacerdotes, toda a Igreja recomenda os enfermos ao Senhor sofredor e glorificado, para que ele os ressuscite e os salve e, na verdade, ela os exorta a contribuir para o bem da Povo de Deus, unindo-se livremente à Paixão e à morte de Cristo. ” 

Catecismo da Igreja Católica:

CC 1499 a 1532

Leituras na Bíblia:

Mc 6,13; Tg 5,14-15