Compasso Pascal

Pagela Páscoa 2015

O Compasso Pascal é uma tradição Cristã que consiste na visita de casa em casa na Paróquia com a Cruz de Cristo, para celebrar e anunciar a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Paróquia de Canidelo associa-se a esta tradição todos os anos. Este ano 2015, saíram 18 Cruzes da Igreja Matriz, 2 da Comunidade de São Pedro Lavadores e 5 da Comunidade de São Paio, envolvendo  perto de 125 paroquianos no total, que percorreram as ruas de Canidelo e suas casas, em algumas entraram nas que manifestaram a vontade de receber a visita de Jesus Cristo Ressuscitado no dia de Páscoa, noutras não manifestando a vontade a Cruz à sua porta passou, foram cerca de 14 000 habitações por onde o Compasso passou.

Na Igreja Matriz o dia de Páscoa iniciou com a Eucaristia das 08h00, celebrada pelo Padre Almiro, no Salão Paroquial.

Terminada a cerimónia, 18 grupos com Cruzes saem para as ruas de Canidelo, para nelas percorrerem a anunciarem a Ressurreição de Jesus Cristo, ao som das campainhas que vão tocando a avisar as pessoas que a Cruz está próxima. Quando entram nas casas, o Ministro da Cruz profere: “Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia, aleluia!” e é dada a beijar a Cruz. Em algumas casas é levada também a esperança, perante situações de sofrimento por que passam quem lá mora. Há emoção com a chegada da Cruz, sinal de que este dia é especial para as famílias, e é em família que Jesus Cristo Ressuscitado é acolhido.

No fim do compasso, cada elemento regressou a sua casa, para conviverem também esta quadra festiva de Alegria e Júbilo em família.

Para encerrar o dia, reuniram-se novamente pelas 16h30 na Igreja Matriz, e aí formaram uma procissão em direção ao Salão Paroquial, sendo celebrada a Eucaristia de encerramento às 17h00, pelo Padre Almiro.

No fim da celebração Eucarística, o Padre Almiro manifestou a sua Alegria, pelo Povo maravilhoso de Canidelo, sendo-lhe uma alegria e vantagem. Este Tríduo Pascal foi revelador pela devoção que os Canidelenses manifestaram e pelo empenho demonstrado. A Visita Pascal foi o corolário bem evidenciado de como se passou todo o Tríduo Pascal.

O Padre Almiro aproveitou o momento para agradecer a Todos e a Todos felicitar, como os senhores (as) e jovens que calcorrearam todas as ruas da Paróquia no compasso, fazendo alegre e jubiloso Anúncio da Ressurreição do Senhor, foi uma festa em toda a Paróquia em simultâneo, com as 18 Cruzes da Igreja Matriz, 2 da Comunidade de São Pedro e 5 da Comunidade de São Paio. É uma tradição que Canidelo não pode perder, pois é uma tradição das mais belas e deu conhecimento que é apenas em Portugal que acontece esta tradição, nenhum país faz o que os Portugueses fazem ir pelas ruas com o Compasso.  Por isso, o Padre Almiro manifestou o desejo de continuar a contar com todos que no Compasso participaram, mesmo sabendo que é um cansaço, ficando por vezes quem dele participa exaustas mas pelo nosso Deus todo o esforço vale a pena, e Cristo Ressuscitado merece todo esforço com as Cruzes, esta doação e esta entrega.

“Obrigado, que Deus vos recompense com todas as Suas graças e todas as Suas bênçãos.”

Padre Almiro declara que não termina aqui. Aqui tudo começou porque se impõem vivermos como Homens Ressuscitados. É este pedido que Deus faz a cada um de nós, que ninguém viva em forma de morte. Viver triste é viver numa forma de morte; viver infeliz é viver sepultado; viver zangado consigo, com a sua sorte, com o mundo é estar ainda morto. Celebrarmos a Páscoa é Anunciarmos mas também Ressuscitarmos por dentro, sermos pessoas à medida de Cristo e segundo o coração de Deus, sermos um Povo de Cristo. Que esta verdadeira Páscoa aconteça em todas as vidas, é o desejo do Padre Almiro.

“Que o Senhor seja Louvado, pelo Seu Mistério de Paixão, Morte e Ressurreição. E todos felicitados.”

Padre Almiro dirigiu ainda palavras para o Coro; para todos os que encenaram durante todo o Tríduo Pascal; para os Acólitos, para todos os que de uma maneira ou outra colaboraram nesta causa Pascal, todos foram aplaudidos antes da bênção final recebida de Deus por intercessão do Padre Almiro.

Pagela Páscoa 1 2015Para o ano a Paróquia de Canidelo continuará com a tradição, é o desejo de todos. Inscreve-te para o ano, e se não participaste nesta Visita Pascal precisamos do teu contributo, terás uma experiência e oportunidade de participar nesta felicidade contagiante, verás que o acolhimento das pessoas vai-te encher de Alegria. No fim vais sentir que podes terminar cansado, devido ao número de casas percorridas, mas sentirás mais alegre do que quando inicias-te, pois às pessoas vais dar esta Boa Nova mas delas vais receber muita Alegria e Emoção. Terás uma experiência única para sempre recordar e contigo poderemos ir mais longe em Canidelo. Não hesites, mas sim vem participar!

“Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia, aleluia!”