Início novo Ano Liturgico

Sábado à tarde dá-se início ao novo Ano Litúrgico –  “calendário religioso” Cristão. Pelo calendário, nós cristãos revivemos anualmente o Mistério da Salvação centrado em Jesus Cristo.

O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação de Jesus.

O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ( Cristo Rei). Ou seja, começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre três ciclos: A, B,e C.

Este Ano cumpriremos o Ano C, ano em que predominará a leitura do Evangelho de São Lucas. O Ano Litúrgico é composto de diversos “tempos litúrgicos” e tem a seguinte estrutura:

• Tempo do Advento
    Tempo do Natal
    Tempo Comum ( Primeira parte )
    Tempo da Quaresma
    Tríduo Pascal
    Tempo Pascal
    Tempo Comum ( Segunda parte)

Tempo do Advento

Início: Primeiro Domingo do Avento

Término: 24 de dezembro, à tarde

Esse tempo é um tempo de preparação para as solenidades do Natal, é dividido em duas partes: do início até o dia 16 de dezembro, a Igreja se volta para a segunda vinda de Jesus, que vai acontecer no fim dos tempos. A partir do dia 17 até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda de Jesus, que se encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém.

Duração do tempo: quatro semanas

Ensinamento: anúncio da vinda do Messias. Tempo de Esperança.

O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.

Tempo de Natal

Início: 25 de dezembro

Toda semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes quanto o dia 25.

No primeiro Domingo após o dia 25 de dezembro, celebra-se a Festa da Sagrada Família.

No dia 01 de Janeiro, celebra-se a Solenidade da Santa Maria, Mãe de Deus.

No segundo domingo depois do Natal (entre 2 e 8 de janeiro), celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor.

No domingo seguinte à Epifania a Festa do Batismo do Senhor,  terminando o tempo do Natal.

Ensinamento: O Filho de Deus se fez Homem. Tempo de alegria, Fé.

Símbolos: presépio; luzes

Tempo Comum (Primeira Parte)

Início: primeiro dia logo após a Festa do Batismo do Senhor

O Tempo Comum é interrompido pela Quaresma. Com isso, essa primeira parte vai até a Terça-feira de Carnaval, pois na Quarta-feira de Cinzas já começa o Tempo da Quaresma.

Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus. Tempo de escuta da Palavra de Deus. Jesus inicia as suas primeiras pregações.

Tempo da Quaresma

Início : Quarta-feira de Cinzas

Término: Quinta-feira Santa de manhã

Ensinamento: A Misericórdia de Deus. Tempo de Penitência e conversão.

O sexto Domingo da Quaresma é Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Também nesse dia, inicia-se a Semana Santa.

Tríduo Pascal

Terminado a Quaresma na Quinta-feira Santa de manhã, a partir da tarde desse dia, começa o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa; Sexta-feira Santa e Sábado Santo.

Na Quinta-feira, à tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Trata-se de uma Missa solene. Ao final da Celebração é feito o translado do Santíssimo Sacramento.

Na Sexta-feira Santa, celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa celebração não é Missa.

No Sábado Santo, à noite, celebra-se a Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias.

Tempo Pascal

Início: Primeiro Domingo da Páscoa

Toda a semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. No sétimo Domingo da Páscoa, celebra-se a Solenidade da Ascensão do Senhor.

O Tempo Pascal termina com a Solenidade de Pentecostes

Ensinamento: Ressurreição e vida. Tempo de Alegria pelo Senhor Cristo Ressuscitado.

Tempo Comum (Segunda Parte)

O Tempo Comum que havia sido interrompido pela Quaresma, reinicia na Segunda-feira após a solenidade de Pentecostes. No Domingo seguinte, celebra-se a Solenidade da Santíssima Trindade.

Na Quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, celebra-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo ( “Corpus Christi”).

A duração do Tempo Comum, contanto desde a primeira parte, é de 34 semanas. Na 34a semana, mais especificamente na véspera do Primeiro Domingo do Tempo do Advento, termina o Tempo Comum e, consequentemente termina aquele Ano Litúrgico, devendo, portanto, iniciar o outro como primeiro Domingo do Tempo do Advento.

Este é o Tempo que revivemos tudo o que Jesus Cristo disse e fez pela nossa salvação.