1ª Semana Cultural (Dia 6)

E na última noite aconteceu chuva! Diz o povo que “Boda molhada, boda abençoada” e nós dizemos “Noite molhada, noite abençoada”!

Esta última noite foi realmente uma noite abençoada! Abençoada com a misericórdia de Deus, cantada do princípio ao fim deste Recital da Misericórdia. Abençoada com a graça de juntarmos pessoas das cinco comunidades da paróquia. Abençoada com a alegria, com a boa disposição, com o convívio, porque a misericórdia de Deus é tudo isso. E um cristão triste é um triste cristão.

Pois o São Pedro brindou-nos com uma “humidade” inesperada que pode ter afastado alguns mas não afastou aqueles que quiseram dizer presente e viver até ao fim esta semana cultural da nossa paróquia.

Começamos com a Capela de Nossa Senhora do Amparo que intercalou textos sobre a misericórdia com cânticos em que se louvava a Deus pelo seu grande amor e misericórdia.

Seguiu-se o Santuário de Schoenstatt que seguiu a mesma linha, dentro do espírito do movimento em que está integrado.

A Capela de São Paio pegou na Oração de Santa Faustina e intercalou-a com cânticos relacionados com o conteúdo da oração.

A Capela de São Pedro de Lavadores, com o Coro “Duc in Altum” apresentou-nos um programa mais elaborado, com cânticos cantados a capella, mas seguindo a linha do Ano da Misericórdia.

O Coro da Igreja Paroquial pegou nas Obras de Misericórdia, muito meditadas neste ano, e construiu um programa com cânticos apropriados ao seu conteúdo.

A parte coral desta noite terminou com todos os presentes a cantar o Hino da Misericórdia “Misericordes sicut Pater” e com Hino da Paróquia, que nos fala das cinco comunidades da Igreja de Canidelo que deve estar em saída para ir ao encontro de todos.

O Sr. Padre Almiro encerrou esta Semana Cultural, falando da importância da comunhão e da aventura que foi fazer esta I Semana Cultural da Paróquia deixou ficar alguns agradecimentos:

• À Junta de Freguesia de Canidelo, na pessoa da sua Presidente, Dra. Maria José Gamboa, que foi incansável no apoio logístico, palco, gerador e licenças e no apoio moral, incentivando esta iniciativa e colaborando de todas as formas possíveis;
  • Aos Grupos “Cavaquinhos do Amor” da Associação Recreativa Canidelense e “Os Chalados” da Associação Recreativa de Canidelo que se juntaram graciosamente a este projecto e emprestaram material que tornou possíveis as duas primeiras noites;
  • A todos os grupos que marcaram presença nesta semana cultural, pelo seu empenho e apresentações cativantes;
  • Aos técnicos, músicos e voluntários envolvidos nesta Semana Cultural que ajudaram a dar mais brilho a esta “saída da Igreja”;
  • Ao Sr. Domingos e à Equipa da Cultura, essenciais em todo o processo;
  • A todos os presentes nestas 6 noites, aos que estiveram todas as noites, aos que estiveram quando puderam e aos que passaram e pararam e perguntaram e participaram.

E agora dizemos nós, OBRIGADOS SR. PADRE ALMIRO PELA SUA VISÃO E PELO SEU CARISMA. CONTE SEMPRE CONNOSCO.

A noite terminou à volta de uma “mesa” de piquenique improvisada numa manta no chão, onde se partilhou comida, bebida, alegria e convívio.

Parece que a vontade de todos é que esta semana se repita. Para isso precisamos de todos e contamos com todos.

Até sempre!