Novo Centro Cívico

Dia 28 novembro 2016, mais um dia histórico para Paróquia de Canidelo.

Foi realizada uma cerimónia, com uma sala cheia de cidadãos interessados no futuro da sua Terra, em que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Senhor Presidente da Câmara Prof. Dr. Vítor Rodrigues, deslocou-se à junta para assinar protocolos de apoio financeiro, com o Grupo Desportivo Arca de Noé e a Associação Recreativa de Canidelo.

Foi igualmente entregue à comunidade terreno, ao Reverendíssimo Senhor Padre Almiro Mendes, que permitirá criar o Centro Cívico da Freguesia.

Neste protocolo de entrega estiveram presentes Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gaia Prof. Dr. Vítor Rodrigues, a Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia Dr.ª Maria José Gamboa e o Exmo. Reverem. Senhor Padre Almiro Mendes.

Tiveram a intervenção e a palavra perante a Assembleia presente, explicando o conceito de um futuro Centro Cívico de Canidelo e de uma memória passada de um local hoje ainda presente.

Teve a palavra o Reverendíssimo Senhor Padre Almiro Mendes:

“Cumprimento-vos a todos com a mais profunda amizade, mas permiti que dirija uma palavra particular e sentida ao Exmo. Presidente da Câmara e à Sr.ª Presidente da Junta.

Eu conheço três tipos de pessoas, aquelas praticamente não fazem nada e julgam que por isso até merecem uma condecoração; aquelas que se limitam a ver os outros a fazer alguma coisa, e às vezes até se atrevem a criticar e aquelas que ousam perfurar a rocha da inércia e fazer algo para que o mundo fique melhor, para que a sociedade seja mais extraordinária e as pessoas mais felizes.

Confesse-vos que incluo neste terceiro tipo de pessoas, sua Excelência o Senhor Presidente da Câmara e também a Senhora Presidente da Junta.

Isso é uma graça para nós, Freguesia de Canidelo. É uma vantagem que só talvez mais tarde vamos poder apreciar com o olhar que a distância faz focar verdadeiramente.

Por isso, cumpre-me aqui perante todos vós, a quem já vou conhecendo e admirando perante todo o vosso trabalho, manifestar ao Senhor Presidente da Câmara e à Senhora Presidente da Junta a minha admiração.

Não é uma casa que vai abaixo, uma casa velha, é um conceito que derrubamos, de um Canidelo de um passado, para rasgarmos horizontes de um Canidelo novo. Onde todos temos de ser atores e autores, e de forma muito apaixonada.

Devo dizer-vos, que para mim como Pároco, é das obras mais encantadoras, que acho, que a Câmara vai fazer, porque bem conseguir isso, fecundar-nos a todos com um novo paradigma, como que, quem conhece o local, bem percebe o que eu digo.

Obrigado, Senhor Presidente!

Há um ditado que diz, que sem memória, não existimos. Sem gratidão, não merecemos existir. E se nós não tivéssemos gratidão, para com o Senhor Presidente da Câmara para com a Junta, nós não mereceríamos existir enquanto instituições, enquanto associações e por isso queremos manifestar aqui, a mais sentida gratidão.

Obrigado por ser tão amigo de Canidelo!

O Senhor Presidente é daquelas pessoas que vê, julga e depressa age.

Bem-haja por isso, muito obrigado!”

Teve a palavra, de seguida, a Excelentíssima Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Dr.ª Maria José Gamboa, a qual deixamos um excerto da sua intervenção:

“Já percebemos que hoje é uma noite que tem para nós, um encanto especial. Nasce um sonho, um sonho que esteve durante muitos anos fechado, a sete chaves, por imensas vicissitudes não se conseguiu concretizar, mas a vontade dos Homens é sempre o que mais prevalece na vida.

E nós tivemos, como outros tiveram antes de nós, essa vontade. E hoje essa vontade terminou, terminou aquela casa que é o símbolo de uma resistência, que às vezes os Homens fazem uns aos outros, no uso do poder, e terminou exatamente porque fomos capazes de acreditar, uns nos outros, e fomos capazes de levar uma família a confiar, na Câmara, no pagamento que a Câmara lhe fazia, na Junta, como um pequeno e simples interlocutor, e sobretudo fomos capazes de acreditar que Canidelo merece aquilo que não tem, que é um Centro Cívico. Tem um amontoado de terra numa das zonas mais bonitas da Freguesia, que não tem sido valorizada, por causa exatamente deste conjunto de atropelos.

Foi uma noite de imenso compromisso esta noite. Trabalhamos por compromissos, e conseguimos lenta e progressivamente ir cumprindo os nossos compromissos com o Povo.

O maior compromisso que todo o executivo estabeleceu com Canidelo foi cuidar de Canidelo, das suas pessoas e das suas gentes.

Em Canidelo, através da Câmara, conseguimos abrir uma grande fileira de cuidados, os cuidados às crianças. O Programa Gaiaprende+, que a Câmara criou, e que o Centro Social de Canidelo, através do Senhor Padre Almiro, recriou e perfilhou para Canidelo, com apoios valiosos por parte de alguns Canidelenses que se desdobram nestes cuidados às crianças, e permitem hoje que 500 crianças hoje em Canidelo tenham a vida escolar assegurada, o seu desenvolvimento intelectual, cultural, recreativo, o seu bem-estar e a sua harmonia no seu processo de crescimento também assegurado.

Mas também as suas famílias, mais tranquilas, estão eventualmente mais competentes porque estão mais disponíveis para os seus filhos, que dia a dia lhe chegam com alguma realização acrescida através do Programa Gaiaprende+.

Mas temos um conjunto imenso de sonhos que temos por realizar. E os idosos de Canidelo são eventualmente a nossa maior angustia. Exatamente porque o silêncio é muito pesado, porque circula pouco o que eles pensam, como vivem, o que sofrem, o que gostariam ainda de ter, aquilo em que acreditam que alguém é capaz de se empenhar por eles na vida deles.

Hoje agradecer à Câmara é pouco, mas é preciso reconhecer publicamente que os poderes políticos, se cruzam entre si, dão força, criam energia, resolvem problemas, e tornam realmente as Freguesias melhores, e o Povo vive melhor, vivendo nesta sintonia entre os diferentes poderes políticos. Essa é uma mais-valia, e é a única mais-valia que atualmente a democracia tem, é criar harmonia entre as pessoas que pensam, que pensam diferente, mas que pensam e pensam sobretudo no bem comum.

Muito obrigado, a todos e boa noite!”

Por fim, tomou a palavra o Senhor Presidente da Câmara, Prof. Dr. Vítor Rodrigues. Numa intervenção da mais profunda preocupação e trabalho, para com Canidelo e todos os Municípios de Vila Nova de Gaia. Deixamos um pequeno excerto da sua longa intervenção, que muito deu a conhecer as suas preocupações por Canidelo a quem na sala esteve presente:

“Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Senhora Presidente da Junta, Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia, Senhor Padre Almiro, e a todos os convidados e uma palavra naturalmente muito especial aos signatários dos dois protocolos que hoje aqui assinamos e neles a todos vós, entidades, professores, associações presentes, convidados em geral é um gosto enorme aqui estar.

Devo dizer que vim cá com alguma resistência, pelo menos a esta cerimónia em concreto, porque a oposição à vezes diz que eu não faço nada, e avisaram-me então não fazes nada a ainda lá vais deitar uma casa abaixo, em vez de construíres alguma coisa.

Eu pensei, bom mas é melhor deitar uma casa abaixo para construir um Centro Cívico, numa zona aprazível de usufruto de todos, e estou cá por isso com muito gosto, para outorgar um conjunto de protocolos. Os momentos de assinatura de protocolo tem sido na maior parte dos casos momentos e alguma intimidade, porque não são momentos públicos, quando ocorrem momentos destes, em podermos juntar um ato público da maior importância por um município, a aquisições que esta casa demolida num contexto de aquisição e o protocolo com duas Associações.

O Gaiaprende+ é um objetivo desde o início do mandato, visou responder a objetivos muito concretos das famílias, que era o desfasamento muito significativo, entre o horário de trabalho, e o horário de funcionamento dos espaços escolares, tendo em conta que a maioria das famílias trabalham o casal, temos de encontrar uma resposta que não fosse de guarda de crianças mas que fosse um projeto pedagógico para as crianças e isso nós tentamos com Gaiaprende+.

Um projeto que visa transformar os tempos livres pós curriculares, em tempos de experiência ou de experiências. Temos desde a ginástica, muitas modalidades desportivas, ao teatro, diversidade de ofertas, com objetivo de saírem com uma heterogeneidade de experiências no período pós curricular, o mais possível articulada com a componente curricular, e que as crianças possam encontrar desafios para si próprios. Se daí se descobrir alguma vocação, excelente, mas o grande objetivo é heterogeneidade as experiências de crianças que de outra forma iriam para casa a partir das 16h00, ver televisão ou outra coisa qualquer mas seguramente num quadro que não iria ser um quadro tão atrativo do ponto de vista sócio-educativo como o que temos para oferecer.

Da parte do município, o ano 2017, tratarei de fazer com todos os que trabalham o dia-a-dia no município, nas freguesias é o cumprirmos o melhor que podemos e com todo o esforço e todo empenho o nosso próprio trabalho, para que a vossa vida seja também facilitada.

O município e uma freguesia têm também esse papel de trabalhar ativamente para que os cidadãos tenham melhor vida, uma vida mais tranquila, mais saudável, mais feliz e é isso que nós fazemos. Tentando de Vila Nova de Gaia fazer o vosso próprio mundo, o mundo de cada um de vós.

Muito obrigado!”

Estes excertos das intervenções, não foram escritos pelos intervenientes, é um resumo de anotações passadas a texto.