Ordenação Diácono Custódio Verissimo

No dia 8 de dezembro de 2016, quinta-feira, dia da Imaculada Conceição às 16:00, na Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo Reverendíssimo D. António Francisco dos Santos, na Sé Catedral do Porto, foram ordenados entre outros Diáconos, Custódio Manuel de Moura Veríssimo.

A Comunidade paroquial de Santo André de Canidelo esteve presente e bem representada com elementos da comunidade juntamente com o seu Pároco Padre Almiro Mendes e o Padre José Maria, todos participaram com alegria neste acontecimento ímpar da comunidade.

A celebração teve momentos muito importantes e significativos para a ordenação dos diáconos, nomeadamente a imposição das mãos e o rito das ladaínhas em que os diáconos estão deitados no chão em profunda interioridade e meditação. Outro momento significativo foi quando os novos diáconos foram cumprimentar todos os diáconos presentes que se colocaram no corredor central da Sé, simbolizando o acolhimento dos novos elementos na família diaconal.

No final da celebração e primeiro encontro com o Diácono Custódio, não existem palavras para exprimir a alegria contida em cada membro. Era expressa por palmas, abraços, beijos, emoções incontidas e lágrimas que continuou no exterior da Sé.

Houve ainda um jantar na Casa Diocesana de Vilar com D. António, Padre Joaquim Santos responsável pelo Diaconado na Diocese do Porto e restantes formadores, Padre Almiro nosso pároco, Padre José Maria, os novos Diáconos e as suas famílias. Foi um encontro diferente, mais próximo e acolhedor com o nosso Bispo D. António.

Foi um dia muito especial, um dia muito alegre, não só para a família, mas principalmente para a família paroquial de Canidelo, o primeiro Diácono que a nossa comunidade deu à Igreja.

O Custódio Veríssimo nasceu no dia 28 de junho de 1973 em Tuías – Marco de Canaveses. Foi batizado no dia 3 de agosto de 1973 na Igreja de Tuías. Vive na Paróquia de Canidelo desde os 3 anos e meio. Aqui cresceu e desde cedo participou em várias atividades na Igreja, de modo especial na música litúrgica.

Desejamos que a felicidade sentida no dia da ordenação continue por todos os dias da vida do nosso Diácono Custódio Veríssimo.