Quaresma 2017

Começamos mais uma Quaresma. Nestes quarenta dias que separam a 4.ª feira de Cinzas do Domingo de Páscoa, a nossa Diocese do Porto convida-nos a caminharmos com Maria, pelas Fontes da Alegria.

Esta caminhada pretende ajudar na nossa preparação para a Festa Maior da Igreja: a Páscoa do Senhor Jesus, a Sua Ressurreição.

Neste ano, em que celebramos o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, a nossa Diocese pegou na imagem de Maria nas Bodas de Canaã e associou a cada uma das seis talhas de água uma palavra que representa uma das fontes da alegria: CONVERSÃO, PALAVRA, ADORAÇÃO, CONTEMPLAÇÃO, ADORAÇÃO e SACRIFÍCIO. Ao enchermos as nossas bilhas nestas fontes da alegria, preparamos o ANÚNCIO da Ressurreição que celebramos no Domingo de Páscoa.

Na Capela de Nossa Senhora do Amparo, será distribuído um “papiro” em cada semana que se destina a apoiar a Caminhada, de acordo com o programa diocesano. Assim, no 1.º Domingo será entregue o programa das actividades paroquiais durante a Quaresma; no 2.º Domingo, a relação das leituras da liturgia para essa semana; no 3.º Domingo, o Símbolo dos Apóstolos; no 4.º Domingo, uma citação do Ritual do Baptismo; no 5.º Domingo, o Pai-nosso; no Domingo de Ramos, um raminho benzido.

Este tempo de conversão, de interiorização e de oração é marcado por sinais evidentes. Em primeiro lugar, as cinzas colocadas nas nossas cabeças, em sinal de penitência e conversão. Depois, a ausência de flores nos altares das igrejas, de modo a centrar a nossa atenção no que acontece no altar-mor. O roxo das vestes do sacerdote a invocar a penitência e a conversão. O jejum e a abstinência a apontarem para a Palavra de Deus.

Aproveitemos este tempo favorável, como lhe chama São Paulo e vamos até às Fontes da Salvação, para nos saciarmos na Alegria!

Fica aqui um resumo do que é a Quaresma, da autoria de Margarida Fonseca.

Decálogo dos Símbolos da Quaresma

1. A Quaresma é deserto. É solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2. A Quaresma é perdão. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são alguns dos exemplos.

3. A Quaresma é encontro, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4. A Quaresma é luz, como vemos na narração da cura do cego de nascença. É a passagem das trevas à luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5. A Quaresma é saúde, símbolo manifestado em textos como a cura do paralítico ou do filho do criado do centurião.

6. A Quaresma é água. É a passagem da sede da nossa insatisfação à água viva, a água de Moisés para o povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7. A Quaresma é a capacidade de ultrapassar e vencer todas as provações e dificuldades. É libertação, triunfo. Algumas personagens bíblicas sofrem graves perigos e vencem dificuldades como José, filho de Jacob, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8. A Quaresma é cruz. Sinal e presença permanente durante todo este tempo. Prefigurada no Antigo Testamento e salientada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite a carregar com a cruz da vida como condição para ser seu discípulo.

9. A Quaresma é transfiguração. É a luz definitiva do caminho quaresmal, anunciada já na transfiguração de Jesus. “Pela cruz à luz”.

10. A Quaresma é o esforço por retirar o fermento velho e usar a LEVEDURA NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e sempre.

Fonte: http://www.paroquiaqueijas.net/portal/evangelizacao/tempo-de-oracao/98-decalogo-dos-simbolos-da-quaresma