Dia 1 – Visita Pastoral Alegria marca primeiros encontros

Ambiente de intensa comunhão e alegria espiritual, no primeiro dia da visita pastoral. Desde o momento da chegada do Bispo D. Pio Alves à igreja matriz, acolhido por largas dezenas de pessoas, até ao encontro da noite com todos os grupos e movimentos, no Centro paroquial – Cidade de Deus e dos Homens.

Logo à chegada, o Bispo auxiliar do Porto declarou vir a Canidelo, para “estar com as pessoas” (“há sempre gente à nossa espera”, disse, “à espera do testemunho da nossa vivência cristã”). É sua intenção deixar a todos uma palavra de esperança.

À noite, em jeito de apresentação dos múltiplos grupos, serviços e núcleos existentes na paróquia (quase 30), cada representante pronunciou uma fórmula exprimindo alegria e ação de graças, mas também o empenho em concretizar o empenho missionário, lema da diocese:

“Os elementos do grupo [x ou y] alegram-se por terem sido convocados pelo Espírito Santo para este encontro, saúdam o senhor Bispo, D. Pio Alves, e cumprimentam todos os presentes. Perante o senhor Bispo e diante de Deus fazemos a promessa de traduzir em Canidelo o lema da nossa diocese do Porto  – todos discípulos missionários, porque a alegria do Evangelho é a nossa missão. Assim o Espírito Santo nos ajude.”

Entre cada uma destas breves declarações, todos os presentes entoavam dois brevíssimos refrães – “Todos, tudo e sempre em missão” e “Todos discípulos, discípulos missionários” – numa melodia cadenciada e vibrante, suscitando um crescendo de adesão geral e culminando em várias considerações do senhor Bispo, com pertinentes advertências e propostas, a merecerem futura ponderação.