Ministério presbiteral e vida consagrada evocados na visita pastoral

“O presbítero, entre o passado e o presente” foi o tema desenvolvido pelo Cónego Adélio Abreu, no encontro que teve lugar quinta-feira à noite, na igreja matriz, no âmbito da visita pastoral do senhor D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, à paróquia de Canidelo. A sessão contou também com uma excelente intervenção do Coro “Alma Graham”, com peças de música religiosa, sob a direção de Rodrigo Oliveira, jovem músico natural da  paróquia. A sessão desejava assinalar, por iniciativa do nosso pároco, os 25 anos de vida consagrada da Irmã Maria José (Oblata do Coração de Jesus) e os 50 anos de vida presbiteral do Padre José Maria.

De tarde, D. Pio Alves tinha-se deslocado à Capela de São Paio, para um encontro com as crianças do Infantário das Irmãs Oblatas (3 aos 6 anos), cujos respetivos grupos realizaram breves atuações, num ambiente de simplicidade e alegria. O senhor Bispo presidiu também, na igreja matriz, à costumada adoração semanal do Santíssimo Sacramento e à Eucaristia quotidiana.

Foi devidamente apreciada e festejada a vinda a Canidelo do Padre Adélio Abreu, que aqui foi pároco durante cinco anos, tendo deixado uma marca muito positiva na atividade pastoral e na recordação dos paroquianos. A concluir, Padre Adélio referiu uma passagem da Exortação Apostólica “Pastores dabo vobis” (1990), em que João Paulo II observava que “há uma fisionomia essencial do sacerdote que não muda: o padre de amanhã, não menos que o de hoje, deverá assemelhar-se a Cristo. […] O presbítero do terceiro milénio será, neste sentido, o continuador dos padres que, nos precedentes milénios, animaram a vida da Igreja.”. Mas o mesmo São João Paulo II, numa alocução do Angelus, pronunciada nessa mesma altura, fazia também notar que a vida e o ministério do sacerdote se deve “adaptar a cada época e a cada ambiente de vida”, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo, “para descobrir as orientações da sociedade contemporânea, reconhecer as necessidades espirituais mais profundas, determinar as tarefas concretas mais importantes, os métodos pastorais a adotar”. O texto da palestra pode ser lido aqui na íntegra.

Texto do Pe Adélio Abreu

Apresentação do Pe Adélio Abreu