Celebrações e meios de oração na Net – Ecclesia

Lisboa, 13 mar 2020 (Ecclesia)

A Conferência Episcopal Portuguesa divulgou hoje um comunicado onde determina a “suspensão da celebração comunitária das Missas”, referindo que as medidas decidas podem “ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet”.

Para além da programação religiosa regular na comunicação social, onde se destacam o programas da Renascença, o espaço inter-religioso ‘A Fé dos Homens’ na RTP2 (nomeadamente o programa ECCLESIA e programa 70×7), a transmissão da Missa Dominical na RTP e na TVI, a rede da internet oferece diferentes formas de “participação” em celebrações, assim como subsídios para momentos da oração ao longo do dia e conteúdos formativos.

No seguimento da proposta da Conferência Episcopal Portuguesa, a Agência ECCLESIA enumera as várias propostas que se descobrem no ambiente digital e convida os seus seguidores a enviar para agencia@ecclesia.pt outras propostas em curso nas várias dioceses e santuários.

Missa diária com o Papa
O Papa Francisco celebra diariamente a Missa na Capela da Casa Santa Marta, transmitida através do canal Youtube do Vaticano: www.youtube.com/vatican

Missas
O portal da Agência Ecclesia (www.agencia.ecclesia.pt) vai colocar em destaque as várias transmissões de eucaristias, subsídios de oração e de formação ao longo do dia

Missa Dominical
10h30 – RTP
11h00 – TVI
11h00 – Renascença
11h30 – Da Capela do Rato

Missa ao sábado
19h00 – TV Canção Nova (NOS/Canal 186, MEO/Canal 182)

Missas de segunda a sexta
11h00 – TV Canção Nova (NOS/Canal 186, MEO/Canal 182)
19h15 – Missa com oração de vésperas da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo (Lisboa)

Terço
18h30 –  Na Renascença
22h00 – Da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo (Lisboa)

Entrevistas com o comentário à liturgia (Ano A)
Programa Ecclesia com a análise à Liturgia Dominical

Liturgia das Horas
O Convento das Carmelitas Fátima transmite diariamente e em direto a oração de Laudes (8h30), de Vésperas (18h15) e Completas (22h00)

Ora Pois
Podcast com reflexões para o tempo da Quaresma dos Missionários Passionistas

Passo a rezar
Momentos de reflexão em cada dia, meditações para o terço, a via-sacra e outras ocasiões.

Click to pray
Rezar ao longo do dia

Encontros da Quaresma – Ao Ritmo de Deus.
portal Ponto SJ divulga as conferência de preparação para a Páscoa em áudio. Na primeira, o padre Carlos Azevedo Mendes aprofunda o sentido da quaresma percorrendo inúmeras referências bíblicas

Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima mantem a ligação à Capelinha das Aparições, ligando-se à imagem de Nossa Senhora de Fátima.