Celebrar em Família o Tríduo Pascal

Estamos na Semana Santa, em que nos vemos confinados a viver em nossa casa, pela pandemia do coronavírus, que não nos permite reunir em assembleia. Não há memória de vivermos este tempo sem ser em Comunidade Cristã, sem celebração dos dias mais importantes do calendário litúrgico, para fazermos memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em três dias que chamamos Tríduo Pascal.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé – Vaticano) emitiu um decerto sobre as celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal, nos países afetados pela pandemia do Covid-19. O decreto apoia o recurso aos meios de comunicação e às novas tecnologias para a transmissão das celebrações, “considerando o impedimento de celebrar a liturgia comunitariamente”.

Assim, convidamos as famílias a viverem a Semana Santa, em família, na Igreja Doméstica, em cada dia do Tríduo Pascal do Senhor, para chegarmos transformados à Páscoa: à Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Propomos às famílias a programarem os horários da liturgia doméstica e a associarem-se às celebrações realizadas pelos meios de comunicação social, as quais daremos conhecimento dos horários das transmissões em direto, ao longo destes dias.

Além destas propostas, devemos fazer leitura de passagens Bíblicas, orações, meditações e reflexões, do caminho realizado por Jesus Cristo, nestes dias, que O levou à Morte para nos salvar.

Apresentamos também propostas para celebrar em Família o  Tríduo Pascal, em comunhão com a Igreja:

Tríduo Pascal em família | Proposta do Pe. Ricardo Figueiredo | Ed Paulus

Tríduo Pascal em família | Proposta do Pe Carlos Aquino e Secretariado Nacional Liturgia

Tríduo Pascal em família | Proposta dos Esposos Fulvio e Anna Maria Mannoia e Secretariado Nacional Liturgia

Via Sacra:

Via Sacra Papa Francisco