Semana da Vida 2020

Realiza-se de 10 a 17 de maio a 27ª Semana da Vida com o tema: “a fragilidade humana e a vida”.
O tema para este ano de 2020 foi inspirado pelo Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, sob o título ‘A Riqueza dos Anos’, que aconteceu em Roma, em Janeiro deste ano, consagrado à fragilidade dos mais velhos e ao cuidado que eles nos merecem.

Que as palavras do papa Francisco, na sua homilia no Domingo da Misericórdia (19 de abril), nos sirvam de orientação para que nesta semana coloquemos a Vida no centro da nossa oração:
“Queridos irmãos e irmãs, na provação que estamos a atravessar, também nós, com os nossos medos e as nossas dúvidas como Tomé, nos reconhecemos frágeis. Precisamos do Senhor, que, mais além das nossas fragilidades, vê em nós uma beleza indelével. Com Ele, descobrimo-nos preciosos nas nossas fragilidades. Descobrimos que somos como belíssimos cristais, simultaneamente frágeis e preciosos… Esta pandemia, porém, lembra-nos que não há diferenças nem fronteiras entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos preciosos.”

A oração, e de modo muito especial a oração com Maria, é o melhor caminho para nos fazer chegar a essa consciência da nossa fragilidade e da nossa preciosidade. Por isso nos é proposta a Oração do Rosário. Este ano, e por causa do contexto que vivemos, esta oração deve ser feita na família e em família. Disponibilizamos as meditações para a oração do terço que podeis utilizar.

Também somos convidados a participarmos no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, entre as 21:00 horas e as 21:30 horas, numa vigília de oração com todas as dioceses ligadas à mesma plataforma digital. Mais perto daremos mais informações sobre esta vigília de oração.

Oração pela Vida

Ó Maria,
aurora do mundo novo,
Mãe dos viventes,
confiamo-Vos a causa da vida:
olhai, Mãe,
para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres
vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma suposta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que crêem
no vosso Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo
o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de O acolher
como um dom sempre novo,
a alegria de O celebrar com gratidão
em toda a sua existência,
e a coragem para O testemunhar
com laboriosa tenacidade,
para construírem,
juntamente com todos os homens
de boa vontade,
a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória de Deus Criador
e amante da vida.
                                                                              S. João Paulo II, Evangelium Vitae, n.º 105

Mistérios Gozosos, Mistérios Gloriosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Luminosos.