Festa Santo André e São Vicente Ferrer

A Paróquia de Canidelo esteve em festa. Celebrámos Santo André, nosso padroeiro, e S. Vicente Ferrer.

No dia 12 de julho, às 11:15, no salão paroquial, foi celebrada a Eucaristia solene. A paróquia celebrou este momento com muita fé, tendo em conta a situação pandémica que vivemos. As pessoas seguiram as regras de distanciamento social e o uso de máscara/ viseira, previstas pela Direção Geral de Saúde.

Presidiu à celebração o padre Almiro Mendes, que refletiu sobre a importância de seguirmos o exemplo de Santo André e São Vicente, como semente que deu fruto.

A liturgia convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir na vida de cada um. Ajuda-nos a refletir sobre a forma como acolhemos a Palavra e exorta-nos a ser “boa terra”.

Concelebrou o padre José Maria. Estiveram ainda presentes nesta celebração o Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Drª Maria José Gamboa, presidente da Junta de freguesia de Canidelo e outras autoridades locais.

A celebração foi preparada com toda a festividade que o momento exigia, os coros das diferentes comunidades uniram-se, com o devido distanciamento social, para tornar este momento mais belo; os andores foram enfeitados e o espaço da celebração foi preparado com toda a dignidade e empenho para este momento festivo. No final da celebração o Rancho Folclórico de Canidelo presenteou-nos com as suas músicas alegres.

Com a intercessão de Santo André e São Vicente, esperamos no próximo ano ter a festa que tanto desejamos.

Viva Santo André!