No passado dia 12 Outubro, o Senhor Padre Almiro completou 6 anos na Paróquia de Canidelo.
A data foi assinalada na Eucaristia das 19h00 do sábado seguinte, presidida pelo Senhor Padre Almiro e concelebrada pelo Padre José Maria, com o Diácono Custódio no órgão, contando com a presença das 5 Comunidades da Paróquia.
Em nome de todos, o Senhor Andrade leu uma mensagem de agradecimento:
“No início deste mês, foi publicada a 3.ª encíclica do Papa Francisco, denominada Fratelli Tutti, versando o tema da fraternidade e amizade social. Nela, Sua Santidade convida-nos a sonhar juntos e a enfrentar as sombras dos conflitos, os sofrimentos e o conformismo, a lutar pela dignidade humana em Caminhos de Esperança, pensando e cuidando dos outros, estabelecendo boas políticas e dialogando rumo à Paz.
Nós, Paroquianos de Canidelo, sentimos que este apelo nos tem vindo a ser incutido, de diversas formas, pelo Padre Almiro ao longo dos seis anos como Pároco de Canidelo, completados na passada 2.ª feira, dia 12 de outubro.
Estamos-lhe gratos por isso e dizemos-lhe que queremos ser seus irmãos e agradecer a Deus, nosso Amigo, o dom da sua vocação sacerdotal; agradecer o facto de o ter colocado no nosso caminho com a sua sabedoria, o seu dinamismo, a sua entrega e a sua alegria.
Com o Papa Francisco, rezamos todos:
Senhor e Pai da humanidade, infundi nos nossos corações um espírito de irmãos.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro de diálogo, de justiça e de paz. Ámen“
Foi então partilhado um vídeo preparado pelo Grupo de Jovens da Paróquia.
Foi com muita alegria, conscientes de que o Padre Almiro lhes tocou nas suas vidas para sempre, que os jovens dedicaram este vídeo ao “Querido Padre Almiro”. Recuaram 6 anos mostrando ao longo deste tempo os bons momentos vividos conjuntamente, prestando homenagem ao “humano bom e o divino excelente” que há no Padre Almiro.
Uma caminhada que nem sempre é fácil mas “com a sua determinação, espírito positivo e sacrifício” o Padre Almiro tem ajudado a Comunidade nos seus propósitos e objetivos.
Com seu gesto simples e humilde, recordaram todas as obras humanas, espirituais e materiais que o Padre Almiro realizou e continua a realizar na Paróquia, com o seu “trabalho incansável para a construção da nova igreja, dignificação dos mais velhos, das crianças e dos jovens”.
“OBRIGADO pela sua alegria;
OBRIGADA pela sua amizade ;
OBRIGADO pela sua simplicidade;
OBRIGADO pelo seu humor;
OBRIGADA pela sua oração ;
OBRIGADA pela sua ajuda;
OBRIGADO pelo seu carinho;
OBRIGADA pela sua luta;
OBRIGADA pela sua compaixão e generosidade;
OBRIGADA pela sua entrega e por fazer de Canidelo a Cidade de Deus e dos Homens. “
Concluindo, o Senhor Padre Almiro faz a todos um único pedido: que o acompanhem, e ao Padre José Maria e ao Diácono Custódio, a ajudar a cuidar dos outros que muito necessitam. Que todos saiam de si ao encontro de Deus, para construírem uma Comunidade à medida de Deus, uma Comunidade Missionária.