Imaculada Conceição

Hoje é dia da Imaculada Conceição ou, também conhecido como, dia da Nossa Senhora da Conceição.

É, segundo o dogma católico, a conceção da Virgem Maria sem mancha (em latim, maculada) do pecado original. Esta comemoração foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 fevereiro de 1477. Atualmente, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria é festa de guarda em toda a Igreja Católica, exceto em certas dioceses ou países onde, com a prévia aprovação da Santa Sé, a sua celebração foi suprimida ou transferida para um domingo.

Tornou-se padroeira e Rainha de Portugal pelas mãos do Rei D. João IV que colocou a coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 1646, como agradecimento por ter recuperado a independência de Portugal em relação a Espanha. Assim, Nossa Senhora da Conceição é Rainha de Portugal e, por esta razão, mais nenhum rei ou rainha usaram coroa na cabeça.