BAPTISMO DO SENHOR – Igualdade

Sacerdote:

Celebramos hoje a Festa do Baptismo do Senhor e terminamos esta caminhada que iniciamos no 1.º Domingo do Advento, dizendo-nos “Todos Irmãos, todos de Casa!” Na 2.ª leitura, é-nos dito que “Deus não faz acepção de pessoas”, aos seus olhos todos somos iguais, porque todos somos seus filhos. Mais uma vez, acendamos todas as velas da coroa, recordando que todos somos Irmãos!

Acender as velas da coroa. Um cântico pode preceder ou concluir este rito.

ACÇÃO DE GRAÇAS

Oremos:

Todos:

Filho de Deus, amado do Pai,

vem com o teu Espírito e renova em mim a graça do baptismo

com que me consagraste filho adoptivo.

Tu que vieste trazer a luz ao cego,

livra-me das trevas interiores que me impedem de ver a luz.

Tu que libertaste os prisioneiros abre-me ao abraço amoroso do Pai.

Ámen.

Sacerdote:

Aos olhos de Deus, somos todos iguais, somos todos seus filhos. Desta caminhada, levemos para a nossa vida a vontade de superar um mundo de sócios. A vontade de cada um se tornar irmão de todos, identificando-se com os últimos. A opção pelos pobres deve conduzir-nos à amizade com os pobres. Pensar em alguma forma de partilha organizada para além dos cabazes e iniciativas típicas do Natal, porque, como nos diz o Papa Francisco, somos “ Todos Irmãos. Irmãos de todos!