1º Domingo da Quaresma – A nossa Casa

A ALIANÇA CÓSMICA COM NOÉ

Aliança entre a humanidade e o ambiente

Colocar dentro da Arca o pergaminho “A NOSSA CASA” e junto à Arca os símbolos GLOBO ou VASO COM SEMENTES.

Monição:

Neste 1.º Domingo da Quaresma, a cena bíblica da Aliança com Noé mostra-nos como tudo está interligado, o cuidado da Terra e o cuidado dos irmãos.
O número 40, o mesmo dos dias do dilúvio, é o algarismo bíblico da penitência e da conversão, da prova e da suspensão da normalidade, com vista a um novo início. Assim é na Quaresma. O pico europeu da primeira onda da pandemia coincidiu com o período litúrgico da Quaresma. Vamos atravessar a Quaresma de 2021 em clima de confinamento ou, pelo menos, de grandes restrições por causa da pandemia. Nesta coincidência, a Aliança com Noé, que põe a salvo a sua família, dentro da sua arca, sugere-nos a ideia de que também nós devemos cuidar da nossa Casa, da nossa casa familiar como abrigo, como refúgio, como lugar de salvação, para a preservação do mundo. O apelo “fique em casa” do tempo de confinamento pode ser vivido como experiência de preservação da nossa vida e da vida dos irmãos. É também, a partir da vida em nossa casa, que podemos aprender a cuidar da Casa comum, que é o nosso mundo.

Oração:

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador.

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor.

Senhor, Vós sois bom e reto e ensinais o caminho aos pecadores.
Orientais os humildes na justiça e dais-lhes a conhecer a vossa aliança.

Sugestão:

Elaborar um plano de privação (de jejum e abstinência), de modo a desenvolver hábitos de maior sobriedade e simplicidade, no consumo de comida, gás, luz, etc. Plantar uma árvore, cuidar das plantas.