Domingo de Ramos – A Fidelidade

A ALIANÇA ATRAVÉS DA MORTE DO JUSTO

A Cruz, arco da nova Aliança

Colocar dentro da Arca o pergaminho “A FIDELIDADE” e decorar uma Cruz e, junto dela, o vaso onde germina a semente.

Monição:

A Aliança no Sinai tinha sido selada com o sangue de animais: os sacrifícios de animais são substituídos agora por um sacrifício novo, cujo sangue de Cristo realiza eficazmente a união definitiva entre Deus e os homens. Em Cristo, o Servo Sofredor, cumpre-se, com o dom da Sua própria vida, a promessa da nova Aliança: graças ao Sangue de Jesus mudam-se os corações e é-nos dado o Espírito de Deus. Pode perspetivar-se aqui a Cruz, como arco quebrado e novo arco-íris, que liga o céu e a terra, Deus e os homens.
O início da Semana Santa, no Domingo de Ramos, coloca-nos a todos na imitação e no seguimento de Jesus, que tendo amado os seus, os amou até ao fim, permanecendo fiel ao Seu amor por nós. Nesta perspetiva, pode valorizar-se o tema da fidelidade à palavra dada, da fidelidade às promessas, nas pequenas e nas grandes coisas, ao longo da vida e em família.

Oração

Neste dia de alegria que te acolhemos Jesus,
como nosso Rei e Salvador,
também caminhamos na sombra da Tua cruz.
Hossana! Hossana!
Abençoado sejas porque vieste
em nome de Deus para nos salvar.
Hossana! Hossana!
Fortalece a nossa fé neste Domingo de Ramos para que,
quando chegar o tempo de carregar a cruz,
continuemos a aclamar-Te em sentida oração.
Concede-nos a Graça e a coragem para Te seguir
nesta Semana Santa, da morte à Ressurreição,
das trevas ao esplendor da Luz.
Precisamos de Ti, Jesus, nosso Salvador,
Hossana! Hossana!

Sugestão:

Programar a participação da família nas celebrações comunitárias do Tríduo Pascal (de modo presencial, se tal já for possível). Preparar, com mais cuidado, as diversas celebrações do Tríduo Pascal na igreja doméstica (de acordo com as propostas apresentadas). Partilhar as nossas dificuldades em permanecer fiéis aos compromissos e descobrir como o diálogo em família, a oração e os sacramentos (sobretudo os da Eucaristia e da Reconciliação) nos podem ajudar a superar tais dificuldades. Realizar uma via-sacra, com as 14 ou 15 estações marcadas em diversos lugares, dentro e ao redor da casa. Colocar um ramo de oliveira, à porta de casa.