A Semana da Vida 2021 será realizada em Portugal de 9 a 16 de maio com o tema “A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos”.
“No contexto de pandemia que temos vivido, a nossa vida foi marcada por tantas privações e dificuldades, veio mostrar-nos de forma mais clara a nossa fragilidade, mas por outro, conduziu-nos a saborear a vida como um bem tão precioso”.
Foi o que disse a Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) – relata a agência Ecclesia -, ao apresentar aos fiéis a Semana da Vida 2021, que terá lugar em Portugal a partir de 9 a 16 de maio. O tema deste ano é “A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos’”.
A Semana da Vida 2021 desafia os católicos portugueses a não perderem tempo, mas dedica-lo aos outros, especialmente agora que foi possível ” redescobrir o sentido da família, onde a vida acontece, a valorizarmos a importância dos amigos, quando tantas crianças e jovens se viram privados de se encontrarem, o lugar dos idosos na família e na sociedade, marcados por uma profunda solidão, mas no qual fomos sentindo a necessidade e o valor do encontro”.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar destacou que a Semana da Vida 2021 convida-nos a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família”, e não deve se limitar a apenas alguns dias, mas deve ser “um caminho que se abre a que sejamos capazes de não ficarmos estagnados, mas a encetarmos um caminho feito de entusiasmo e alegria, onde a rotina dá lugar à surpresa, onde o lamento dá lugar à esperança, onde a coragem é mais forte que o desânimo, onde o encontro quebra a solidão, onde o tocar a vida nos conduz ao cuidado”.
Para a ocasião, o DNPF publicou em seu site um guia com diversas sugestões de orações, propostas culturais e ações a serem realizadas todos os dias, de 9 a 16 de maio. Cada dia da Semana da Vida 2021 será apresentado por um vídeo dedicado a um tema do dia, do cardeal José Tolentino Mendonça, teólogo e poeta português. A semana terminará com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Traquina, Bispo de Santarém.