Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

A primeira leitura (Ex 24,3-8) apresenta palavras que vão ter nova expressão no evangelho: aliança, sacrifício e sangue.

O sangue da aliança que refere Moisés é sacrifício que exige o cumprimento da palavra-mandamento que o Senhor propõe. E de facto a resposta é afirmativa: faremos quanto o Senhor disse. O povo que fazia a caminhada do êxodo é afinal o mesmo que hoje percorre os caminhos da vida. E não se compreende que o povo da Igreja esteja menos disposto a decidir e fazer como aquele povo prometia: nós poremos em prática tudo quanto o Senhor disse. A Eucaristia é alimento de vida é compromisso que deve ser universal, a respeito das pessoas e dos mandamentos divinos. Todos os presentes nesta celebração têm ocasião de contemplar e agir.

O sacrifício a que se refere a 1.ª leitura será, afinal, a transformação a realizar na nossa vida para que ela se torne algo de sagrado. Sacrificar egoísmos e comodismos, por Deus que se dá inteiramente. Sacrificar o terreno e o profano pelo divino. O livro da Aliança foi lido ao povo para que decidisse. Se no Sinai Deus estabelece uma Aliança com o povo, no Cenáculo a Eucaristia torna-se o sacrifício da Nova e eterna Aliança, alimento de vida, compromisso de conversão.

No texto do Evangelho (Mc 14, 12-16-22-26) recordam-se os preparativos ordenados por Cristo para celebrar este memorial sagrado e se descreve a nobreza do local em que ele iria acontecer. Eis a dignidade e perfeição que merecem todas as celebrações repetidas em tantas igrejas da cristandade ao longo dos tempos e como em todas é ocasião de exprimir a gratidão por este divino dom da nova aliança expressamente referida no evangelho. Os preparativos do Cenáculo são uma expressão e desafio aos preparativos dos cristãos de hoje para este rito de ação de graças.

Sim. A Eucaristia é ação de graças e nós devemos deixar-nos mergulhar nesta atitude universal de ação de graças que a todos envolve. Diante dos discípulos Jesus anuncia a sua morte. Três dias depois o mesmo Jesus aparecerá ressuscitado diante dos discípulos, no mesmo lugar para lhes dar a paz. Obrigado Jesus. Aqui e sempre diante do Santíssimo Sacramento continuaremos a nossa ação de graças.

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo