Apesar da pandemia ainda não permitir a saída em procissão dos santos padroeiros, a Paróquia de Canidelo não deixou de estar em festa.
Celebrámos com muita fé a eucaristia solene em honra de Santo André, nosso padroeiro, e S. Vicente Ferrer, no dia 11 de julho, às 11:15, no salão paroquial.
Todas as pessoas cumpriram as regras de distanciamento social e o uso de máscara / viseira, previstas pela Direção Geral de Saúde.
Presidiu à celebração o padre Almiro Mendes, que refletiu sobre a importância de seguirmos o exemplo de Santo André e São Vicente, como exemplos de santidade para a nossa vida.
A liturgia convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir na vida de cada um. Ajuda-nos a refletir sobre a forma como acolhemos a Palavra e envia-nos como testemunhas do projeto de salvação do nosso bom Deus.
Concelebrou o padre José Maria. Estiveram também presentes na celebração os vereadores Dr. Manuel Monteiro e o Arquiteto Valentim Miranda, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Drª Maria José Gamboa, presidente da Junta de freguesia de Canidelo e outras autoridades locais.
A celebração foi preparada com toda a solenidade que o momento exigia, os coros das diferentes comunidades trabalharam em uníssono para tornar este momento mais belo; os andores dos padroeiros foram enfeitados e o espaço da celebração foi preparado com toda a dignidade e empenho para este momento festivo.
Obrigado a todos os que tornaram esta festa memorável.
Esperamos no próximo ano ter a festa que tanto ansiamos com a intercessão de Santo André e São Vicente.
Viva Santo André e S. Vicente Ferrer.