«Uma preocupação genérica com a família nos grandes projetos pastorais não é suficiente. Precisamos de um novo impulso missionário: não podemos parar nas teorias, mas nos envolver com os problemas concretos das pessoas. A preparação dos jovens para o matrimónio é um pilar para evangelizar através das famílias». Com estas palavras, o Santo Padre fala-nos do chamado para uma missão eclesial da família, no sétimo de 10 vídeos que apresentam o Papa Francisco com famílias de diferentes partes do mundo.
Este vídeo refere-se ao capítulo sexto da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: “Algumas perspectivas pastorais”. A acompanhar as palavras do Santo Padre está o testemunho da família Dobo, uma família africana da República Democrática do Congo. «É por isso que é desejável que os agentes pastorais sejam formados nas grandes mudanças e nas grandes questões que afetam a família de hoje; uma formação que responda de maneira concreta a essas perguntas e mudanças», testemunham-nos os Dobo.
Os “10 vídeos de Amoris Laetitia” explicam os capítulos da Exortação e o Santo Padre, com a ajuda de algumas famílias, nos convida a caminhar juntos para redescobrir o valor e a beleza da família.
Cada vídeo é acompanhado por um subsídio para ser utilizado de maneira flexível tanto pelas famílias quanto pelas diversas realidades eclesiais (dioceses, paróquias, comunidades).
Este recurso pastoral é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, para o Ano “Família Amoris Laetitia”.