No passado sábado dia 19 março, realizou-se a reunião anual de Pais das Crianças da Catequese.
Foi uma reunião simples, muito importante para tomada de decisões das comunhões a realizar este ano, em jeito de debate e opinião.
Na vida deparamo-nos com muitas dificuldades, algumas além das nossas forças para restabelecer a normalidade da vida.
A presença dos pais nesta reunião foi muito importante para ajudar os Filhos, em conjunto com a Paróquia e Catequistas que estão muito interessados em ajudar as Crianças, para as ajudar a ultrapassar os troncos na vida das Crianças, para continuar uma vida tranquila e feliz, pois são mais vulneráveis, não têm a resistência dos adultos, nem a força, nem a experiência da vida para superar as dificuldades.
Desde o inicio do ano catequético já estão definidas as seguintes datas:
- Batismo das Crianças da Catequese – 16 junho (Corpo de Deus) às 10h00 (encontro às 9h30)
- 1ª Comunhão e Profissão de Fé – 16 junho (Corpo de Deus) às 11h00 (encontro às 10h30)
- Ambas as comunhões se fazem no mesmo dia, assim como o batismo das Crianças que estão por batizar.
- Ensaios das Comunhões – 27 maio e 4 junho
- Os ensaios são muito importantes, para que as crianças não se sentirem nervosos no dia da comunhão, por não saberem o que devem fazer nem onde estar.
- Confissões – oportunamente será definida a data e dada a conhecer aos Pais;
- Preparação para as Crianças que serão Batizadas – 7, 14 e 21 maio (na hora da catequese).
- Crisma – ainda não à data definida, de acordo data a definir pelo Bispo da Diocese do Porto.
Quanto à celebração será realizada na Cidade de Deus e dos Homens, foi solicitado a quem possa ajudar a ornamentar o espaço.
Não há condicionantes quanto ao número de familiares a assistirem à celebração, no entanto, solicita-se que não vá além dos Pais, Padrinhos e Irmãos, alguma sensatez para que a celebração seja tranquila e feliz para todas as Crianças, sem haver atropelos.
Não necessidade de preparação especial para os Padrinhos das Crianças a serem batizadas, porque as Crianças já falam e sabem o que fazer e dizer.
A Paróquia irá contratar fotografo que irá tirar as fotografias e ceder a todos os Pais, os Pais podem filmar a cerimónia, no entanto, em momentos importantes para não haver atropelos será o fotografo a fotografar e registar o momento.
No final da reunião e para terminar, foi lida uma mensagem por uma Criança em nome de todas as Crianças da Catequese, como agradecimento a todos os Pais que dão a vida pelos que sempre procuram amar e servir.