“Pela fé dos jovens” – O vídeo do Papa 5 – maio 2022

Papa Francisco pede que rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.

Além do exemplo da Virgem Maria, o Papa recomenda aos jovens que no seu processo de discernimento eles ouçam “as palavras dos avós”, pois “neles encontrarão sabedoria que os levará a ir para além das tendências do momento”. No entanto, os jovens também precisam ser mais escutados. “Precisamos de criar mais espaços onde a voz dos jovens possa ser ouvida”, apelou Francisco na exortação Christus vivit. Este pedido do Santo Padre foi já acolhido em 2019 pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que criou um organismo internacional para representar os jovens a fim de encorajar a sua participação e co-responsabilidade nas Igrejas particulares. E é precisamente em colaboração com este Dicastério que o Vídeo do Papa de Maio foi produzido: o primeiro de uma série de três, com intenções de oração que se centrarão na família, em junho, e nos idosos, em julho.

A mensagem da inteção de oração de maio é também marcada pelo serviço, de modo que o discernimento tem um impacto positivo sobre os outros. Francisco convida os jovens a serem corajosos e determinados a dizer ‘sim’ ao Senhor como Maria, que “arriscou e colocou tudo em jogo ao mudar a sua vida ao segui-lo”. “Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o seu exemplo “, insiste o Santo Padre

Intenção

Pela fé dos jovens

Rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.

Oração

Pai bom,

que nos mostraste em Jesus um caminho seguro para os jovens.

Nós os trazemos a Ti e pedimos-Te por eles.

Tal como Jesus formou o seu jovem coração junto a Maria,

pedimos que, pelo mesmo Espírito, também os jovens encontrem nela a escola para os seus corações onde possam formar uma fé corajosa, discernida e ao serviço.

Que o teu Filho os guie pelos caminhos que Ele percorreu e que Maria lhes ensine o que a Ele ensinou.

Ilumina os seus corações para que, na escuta da tua voz, e apoiados pelos mais velhos, discirnam o caminho de uma vida em plenitude.

Ámen.