Celebramos hoje, dia 4 de fevereiro, a Festa Litúrgica de São João de Brito, um dos Patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
Durante a adolescência, São João de Brito viu a sua saúde fragilizada e os médicos chegaram mesmo a pensar que perderia a vida. No entanto, a sua mãe nunca perdeu a esperança e, voltando-se para o céu em oração e intercessão, fez uma promessa a São Francisco Xavier. Depois disto, João recuperou de forma milagrosa.
São Francisco Xavier, dos seus quarenta e seis anos de vida, dedicou onze à missão. Apesar de ter tido uma vida relativamente curta, a sua fecundidade missionária é admirável. Este religioso espanhol conseguiu levar o Evangelho ao Extremo Oriente, sendo, por este motivo, considerado um verdadeiro “gigante da evangelização e da missão”.
Já São João de Brito nasceu em Lisboa, no bairro da Mouraria, no dia 1 de março de 1647, no seio de uma família nobre. A sua adolescência foi marcada pela sua devoção religiosa e espiritual. Apesar de doente, conseguiu entrar na Companhia de Jesus e, pouco tempo depois, foi ordenado sacerdote. Aos 26 anos tornou-se missionário, tendo embarcado para a índia, onde trabalhou no meio de grandes sofrimentos e perseguições. Para melhor poder espalhar a Boa Nova do Evangelho, assumiu a língua e os costumes locais, promovendo novos hábitos e novos tipos de convivência. Depois foi enviado para a Europa como Procurador das Missões e, mais tarde, regressou à Índia para continuar o seu trabalho enquanto missionário. Em 1693 foi preso e acabou por morrer mártir. Foi canonizado pelo papa Pio XII, no dia 22 de junho de 1947.
Dada a sua história de vida, São João de Brito ficou conhecido como “O São Francisco Xavier Português”.
Descobre mais aqui
Como posso seguir o exemplo de São João de Brito nos dias de hoje?
São João de Brito é um exemplo para todos nós. Mostrou-nos que o amor a Cristo, à Igreja e a salvação das almas não pode ter medidas. São João de Brito dedicou muito tempo da sua vida a levar Jesus aos outros e a espalhar a Boa Nova nos lugares mais escondidos do mundo.
Não te esqueças de pedir a sua intercessão enquanto Santo e Patrono da JMJ para a preparação, a realização e o dinamismo desta Jornada e para que também tu consigas levar a todos a palavra de Deus.
São João de Brito, rogai por nós!