Celebramos hoje, dia 19 de março, a Festa Litúrgica do Beato Marcel Callo, um dos Patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, um jovem apaixonado por ajudar os outros. Para o conhecermos melhor, preparámos 10 curiosidades:
1. Marcel Callo nasceu a 6 de dezembro de 1921 em Rennes, França, e era o segundo de oito filhos de uma família profundamente cristã.
2. Desde cedo que mostrou uma grande dedicação aos outros, ao cuidar dos seus irmãos mais novos e, mais tarde, nas atividades dos escuteiros, onde seria reconhecido como um verdadeiro líder e perfecionista.
3. Era um ótimo aluno e, aos oito anos, juntou-se à Croisade Eucharistia, um movimento que pretende proporcionar um verdadeiro encontro com Jesus, passando a ajudar na Eucaristia todos os dias pela manhã.
4. Atendendo aos baixos rendimentos da família, começou a trabalhar numa tipografia onde a sua fé foi posta à prova, mas manteve-se sempre fiel a Deus.
5. Com 12 anos, fez a sua promessa como escuteiro, no dia 18 de junho de 1934. Tornar-se-ia exemplo de chefe no escutismo, pelo seu carácter e pela forma como liderava.
6. Mais tarde, foi convidado a fazer parte da Juventude Operária Católica (JOC), com o intuito de ser apóstolo de Jesus no mundo operário.
7. Com 22 anos foi recrutado para o Serviço de Trabalho Obrigatório em Zella-Mehlis, na Alemanha, para onde seguiu, como missionário, decidido a continuar o apostolado nessa duríssima condição.
8. Para animar os seus amigos que tinham sido deportados, organizou um grupo de trabalhadores cristãos para praticarem desportos, jogarem às cartas e fazerem teatro, ações que logo atraíram a atenção da polícia secreta nazi (Gestapo), levando à sua prisão a 19 de abril de 1944 por alegadamente ser “demasiado católico”.
9. Pouco depois, foi transferido para o campo de concentração de Mauthausen-Gusen, na Áustria, onde continuou a encorajar os seus companheiros de cativeiro, afirmando que “é na oração que encontramos a nossa força”. O trabalho intenso acabou por agravar o seu frágil estado de saúde, que levaria ao seu falecimento no dia 19 de março de 1945, com apenas 24 anos.
10. A espiritualidade e a vida de Marcel Callo estiveram sempre presentes no seu compromisso escutista: “Pela minha honra e com a graça de Deus, prometo servir Deus, a Igreja e a Pátria, ajudar o meu próximo em todas as circunstâncias, observar a lei do escuta”.