Beato Carlo Acutis, um dos Patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, nasceu a 3 de maio de 1991. Nesse sentido, celebramos hoje o seu nascimento, ele que foi um jovem que dedicou a sua vida a Jesus Cristo e teve um importante papel evangelizador através da internet.
Para que possas conhecer melhor o Beato Carlo Acutis, deixamos-te dez curiosidades sobre ele:
1.
Filho de pais italianos, Carlo Acutis nasceu em Londres no dia 3 de maio de 1991, tendo sido batizado duas semanas depois, no dia 18 de maio, na igreja de Nossa Senhora das Dores em Fulham Road.
2.
Aos sete anos, no dia 16 de junho de 1998, Carlo recebeu a Primeira Comunhão, no Convento das Monjas Romitas de Santo Ambrósio, em Perego. Segundo a sua mãe, Antonia Acutis, desde pequeno que Carlo nunca faltou à Santa Missa e ao Rosário, a que se seguia o momento de adoração eucarística, sobretudo depois da Primeira Comunhão.
3.
A 24 de maio de 2003 recebeu o Sacramento da Confirmação na sua Paróquia, Santa Maria Segreta, e, em 2005, iniciou os estudos no Instituto Leão XIII, dos Padres Jesuítas.
4.
Carlo Acutis demonstrou sempre uma grande abertura aos outros, sobretudo aos mais necessitados. Tinha hábitos normais dos jovens da sua idade e adorava estudar, jogar futebol e estar com os outros.
5.
Desde cedo que descobriu em Jesus um precioso tesouro que queria compartilhar com todos. Por isso, tornou-se apóstolo através do meio que mais gostava, as tecnologias da informação. “Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida” era o lema da sua vida.
6.
Os pilares da espiritualidade de Carlo eram Nossa Senhora e a Eucaristia. Carlo era devoto de Nossa Senhora de Fátima e, em particular, dos pastorinhos Francisco e Jacinta, tendo visitado Lisboa e o Santuário de Fátima numa viagem a Portugal.
7.
Em casa, pedia aos pais para colocarem a comida que sobrava em recipientes e, à noite, ia com eles pelas ruas de Milão distribuir cobertores e refeições quentes aos sem-abrigo.
8.
Apesar de muito novo, Carlo tornou-se especialista em informática e programação, dom que colocou ao serviço de Jesus, unindo as duas paixões da sua vida. Criou exposições virtuais sobre temas de fé e milagres eucarísticos em todo o mundo para ajudar na evangelização, ação que lhe conferiu o título de “padroeiro da internet”.
9.
Adoeceu em setembro de 2006 e o que se pensava ser uma gripe, revelou ser uma leucemia fulminante. A 9 de outubro foi transferido para o Hospital San Gerardo, em Monza. Consciente do seu estado de saúde, Carlo Acutis pediu para receber a Unção dos Enfermos e a Santa Comunhão, oferecendo os seus sofrimentos a Deus. Foi no dia 12 de outubro de 2006 que uma hemorragia cerebral provocou a sua morte, aos 15 anos.
10.
Foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020, numa Missa presidida pelo Cardeal-Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Agostino Vallini, que leu a carta do Papa Francisco com a fórmula de beatificação: “Concedemos que o Venerável Servo de Deus Carlo Acutis, leigo, que, com o entusiasmo da juventude, cultivou amizade com o Senhor Jesus, colocando a Eucaristia e o testemunho da caridade no centro da própria vida, a partir de agora seja chamado Beato e que seja celebrado todos os anos nos locais e de acordo com as regras estabelecidas pelo direito, em 12 de outubro, dia do seu nascimento ao céu”.
Recentemente, na exortação Apostólica Pós-sinodal Christus vivit, o Papa Francisco convidou os jovens a seguirem pelo caminho da santidade, tal como fez o jovem Carlo Acutis, que “soube usar as novas técnicas da comunicação para transmitir o Evangelho e comunicar valores e beleza”.