Joana de Portugal: a princesa que se entregou a Jesus

Celebramos hoje, dia 12 de maio, a Festa Litúrgica da Beata Joana de Portugal, que foi escolhida como um dos Patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 por entregar toda a sua vida a Jesus Cristo.

Para a conheceres melhor deixamos aqui dez curiosidades sobre a princesa portuguesa:

1.

Filha do rei D. João V e da rainha D. Isabel, a princesa Joana nasceu, em Lisboa, a 6 de fevereiro de 1452. O seu nome deve-se à devoção da rainha D. Isabel por S. João Evangelista.

2.

Órfã de mãe aos quatro anos, procurou desde menina praticar sempre a mais edificante virtude, tanto no desprendimento das grandezas da corte e das vaidades do mundo, como na profunda piedade e vida interior, na sincera devoção à paixão de Cristo e na caridade aos pobres.

3.

Apesar de ser uma criança muito aguardada e fundamental à sucessão natural do trono de Portugal, durante o crescimento demonstrou uma crescente inclinação religiosa, manifestando desde cedo a intenção de entregar a vida a Jesus Cristo.

4.

Aos 15 anos, a Beata Joana de Portugal participava em retiros espirituais, orações, leitura religiosa e contemplação. Realizava duras penitências, jejuava muitas vezes e não deixava de praticar a caridade para com os pobres que recorriam ao palácio.

5.

Aos 19 anos conseguiu convencer o pai a oferecer a sua única filha a Deus, como agradecimento pelas vitórias alcançadas nas batalhas, consentindo que entrasse no Mosteiro de Odivelas.

6.

No ano seguinte, Joana de Portugal ingressou no Mosteiro de Jesus, em Aveiro, vestindo pela primeira vez o hábito dominicano de noviça em 1472.

7.

Uma vez que a sua saúde não lhe permitiu professar os votos definitivos, permaneceu como dominicana secular, obedecendo a todas as regras com louvável rigor e dedicada aos serviços mais humildes.

8.

Como manifestação da sua forma de sentir e de viver, adotou a coroa de espinhos como distintivo pessoal

9.

Com uma saúde frágil, a princesa Joana morreu a 12 de maio de 1490, aos 38 anos. Foi sepultada no coro de baixo da Capela do Mosteiro de Jesus, local onde as suas relíquias se encontram guardadas.

10.

Em 1693, dois séculos depois da sua morte, o Papa Inocêncio XII declarou-a Beata Joana de Portugal e a sua festa litúrgica celebra-se a 12 de maio. Mais tarde, em 1965, o Papa São Paulo VI proclamou-a especial padroeira da cidade e da Diocese de Aveiro.

Conhece os Patronos da JMJ Lisboa 2023 aqui.