Solenidade de todos os Santos

«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós.

A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus.

Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Constituição Litúrgica, n.º 104 e 111).

Na primeira leitura (Ap 7, 2-4.9-14) o profeta recorre a uma visão para descrever a felicidade dos mártires e dos santos na sua condição celeste, invisível. Esta visão do profeta traz uma mensagem de esperança para os cristãos atormentados pelas perseguições. A revelação proclamada é a da vitória do Cordeiro. O próprio Cordeiro que foi imolado é o Cordeiro da Páscoa definitiva, o Ressuscitado. Ele transformou o caminho de morte em caminho de vida para todos aqueles que O seguem, em particular pelo martírio, e eles são numerosos; participam doravante ao seu triunfo, numa festa eterna.

A segunda leitura (1 Jo 3, 1-3) diz-nos que desde o nosso batismo, somos chamados filhos de Deus e o nosso futuro tem a marcada da eternidade. Esta leitura responde às nossas interrogações sobre o destino dos defuntos. Que vieram a ser? Como sabê-lo, pois desapareceram dos nossos olhos? E nós próprios, que viremos a ser? A resposta é uma dedução absolutamente lógica: se Deus, no seu imenso amor, faz de nós seus filhos, não nos pode abandonar. Ora, em Jesus, vemos já a que futuro nos conduz a pertença à família divina: seremos semelhantes a Ele.

No evangelho (Mt 5, 1-12ª) procura-se entender que futuro reserva Deus aos seus amigos, no seu Reino celeste. Ele próprio é fonte de alegria e de felicidade para eles. No seu conjunto, as “bem-aventuranças” deixam uma mensagem de esperança e de alento para os pobres e débeis. Anunciam que Deus os ama e que está do lado deles; confirmam que a libertação está a chegar e que a sua situação vai mudar; asseguram que eles vivem já na dinâmica desse “Reino” onde vão encontrar a felicidade e a vida plena.

Solenidade de todos os Santos