Os orgulhosos não têm fé senão na ilusão que fazem a respeito de si mesmos. É preciso muita humildade para aceitar como verdade aquilo que parece apenas produto da nossa imaginação, mas que sabemos, com o coração, que é a verdade.
A fé faz-nos experimentar já um pouco daquilo que esperamos, dando-nos força, não só para lutar todos os dias para a manter, mas também para alcançar aquilo para o qual nos aponta.
Não há força, por mais possante que seja, nem razão, por mais apurada que possa ser, que nos leve a vencer os mais insuportáveis desafios, senão a fé. Ela consegue o que nenhuma outra força alcança.
Animar-me é deixar que a minha alma comande a minha vida. Mais do que ter fé, importa que consigamos ser a fé que nos faz viver. Quem deixou de acreditar, já acabou. Sozinho.
A fé é o contraveneno da solidão. Quem ama nunca, nunca, nunca está só. Só a fé desfaz a sombra das dúvidas que, por vezes, nos entristecem a alma.
Só quem acredita no impossível é merecedor de o alcançar! Só quem é capaz de sofrer o que for preciso a lutar pela felicidade a merece, de facto! Que valor tem um prémio que se atinge sem qualquer sacrifício?
A fé é mais do que a esperança porque nos pede que esperemos mesmo depois de termos perdido a esperança…
Aquilo a que nós aqui chamamos AMOR, talvez no céu se chame FÉ.
Fonte: Imissio (José Luís Nunes Martins)