Caminhada da Páscoa

“ABRE A TUA PORTA À ALEGRIA DO EVANGELHO”

Eram 14,30 horas do dia 16 de Maio, quando teve início, na Capela de São Paio, a Caminhada de Páscoa, com o tema “Abre a tua porta à alegria do Evangelho”.

Embora o propósito inicial fosse ser uma caminhada para pais e filhos que frequentam a catequese na Comunidade de São Paio, muitos foram os que quiseram participar nesta caminhada e alegrar as margens do Douro, na tarde desse sábado de verão antecipado.

A caminhada teve 7 etapas, tantas quantas as letras da palavra ALEGRIA que é o mote da nossa diocese para este ano pastoral.

A 1.ª etapa teve lugar no recinto do Marés Vivas e o tema era ACREDITAI e esteve a cargo do 1.º ano da catequese, tendo sido distribuída a chave com a palavra e um porta-chaves para conservar todas as chaves.

Continuamos para a 2.ª etapa que teve lugar na Rotunda do Lago do Linho e cujo tema foi LEVAI. Foi o 2.º ano da catequese que fez a animação desta etapa e que distribuiu a 2.ª chave.

Sempre com o Rio Douro por fundo, chegamos muito animados à 3.ª etapa. Junto ao campo de futebol. Aqui o tema foi ESCUTAI e foi o 3.º ano da catequese que animou esta etapa e distribuiu a respectiva chave.

O antigo posto da Guarda Fiscal foi o cenário da 4.ª etapa e o meio desta caminhada. Aqui onde o rio e o mar se encontram, também nós pudemos encontrar-nos com a grandeza de Deus e as suas maravilhas. O tema foi GUARDAI e foram o 4.º e o 5.º anos da catequese que fizeram as leituras e meditações e distribuíram a 4.ª chave.

Encetando o caminho de regresso, chegamos à 5.ª etapa. Novamente na zona do campo de futebol, o tema foi RESPONDEI e foram o 6.º e o 8.º anos da catequese que animaram esta etapa e distribuíram a chave.

Sempre animados, chegamos à Rotunda do Lago do linho e à 6.ª etapa. Com o tema IDE, o 7.º ano da catequese fez a leitura do evangelho e da reflexão e distribuiu a 6.ª chave.

Já víamos o fim da nossa caminhada quando, mais uma vez no recinto do Marés Vivas, tivemos a 7.ª etapa: AVANÇAI. Após a leitura do evangelho e da reflexão, o 9.º ano da catequese distribuiu aos presentes a 7.ª e última chave, enquanto cantávamos o “Pai Nosso Galego”.

De volta à Capela de São Paio, junto à imagem de Nossa Senhora, fizemos a nossa consagração ao seu Amor e rezamos a Oração-Compromisso das Famílias, que o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, escreveu. Terminamos a caminhada cantando “Nossa Senhora do Sim” e agradecendo a Deus a magnífica tarde que nos deu, para louvarmos, com ALEGRIA, as suas maravilhas.